Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

“Sou pago pra continuar a viver dos meus sonhos”

Já ouviu falar do trabalho do Magoo Félix? E não estou me referindo nem ao Mr. Magoo e nem ao Gato Félix dos desenhos. Ele é na verdade um artista que mistura aerografia, intercalando ilustração publicitaria, decoração de interiores e pintura artistica automotiva. Não entendeu nada? Acompanhe a conversa que tivemos com o Magoo e você irá descobrir do que se trata.

Magoo Félix (Arquivo Pessoal)

Magoo Félix (Arquivo Pessoal)

Per Raps: Onde a customização e sua arte se convergem?
Magoo Félix: Cara, meu irmão sempre curtiu carros, em especial carros customizados, hot rods e drag racing, sempre acompanhei esse visual dos carros por intermédio dele. Eu desenho desde pequeno, com intuito de fazer algo ligado a cultura underground, e meu primeiro contato com arte de airbrush (aerógrafo) veio no final dos anos 80, quando meu irmão comprou uma moto com pintura customizada, daí em diante me apaixonei pela aerografia automotiva.

Mas desse tempo até aqui fiz muitas coisas relacionadas a arte, grafite, ilustração, e aerografia, que é hoje , meu principal suporte artístico, sempre usando a linguagem de cultura custom, punk rock e tatuagem.

Per Raps: No começo então foi interesse próprio, hoje é profissional, certo?
Magoo Félix: Cara, hoje eu tento juntar tudo num único beneficio. Comecei por curiosidade, me apaixonei pela arte da aerografia e não parei mais. Hoje, 12 anos depois da compra do meu primeiro aerógrafo, continuo apaixonado por essa técnica que é a que eu mais uso em meus trabalhos, seja como pintor de carros de corrida, capacetes ou em meu trabalho como artista plástico. Pinto porque gosto e vivo de pintar; junto a parte financeira com a paixão pela arte. Costumo brincar que sou pago pra continuar a viver dos meus sonhos.

Per Raps: Agora me fala da sua exposição que você fez na Choque Cultural, vi que sua arte aparece em vários tipos de superfície, há um tema ou uma linha que amarre o trabalho todo?
Magoo Félix: Tento seguir esse mesmo universo que engloba todo o meu trabalho, misturo um pouco de cada, uso a influência do visual hot rod, com outras coisas que curto, como tattoo, que é algo que faz muita parte da minha vida, e musica alternativa, punk rock, garotas, baladas. Sou músico além de pintor, acho que toda essa vivência se misturou num liquidificador freak e deu o meu estilo. Quanto às superfícies, uso peças de carro, chapas metálicas, pinos de boliche, ferramentas, pedaços de madeira… Uso várias coisas dependendo do efeito que quero obter, mas sempre mantendo a pintura automotiva como foco principal.

magoo-images-ii

Per Raps: Se alguém quiser “pimpar” o carro, então você poderia dar um grau, pelo menos na parte da pintura, certo?
Magoo Félix: Sim, sim, claro. Na parte de pintura pode contar comigo, desde que seja algo ligado ao visual do meu trabalho…

Per Raps: E a importância de exposições feitas na Choque? Tem gente que diz que isso é uma forma de “enjaular” a arte…
Magoo Félix: Ah cara, isso é papo de quem não trabalha com arte e não sabe como é difícil expor o seu trabalho pras pessoas. Eu, particularmente, coloco o meu trabalho nos mais variados campos possíveis; se alguém quer comprar um trabalho meu, que está exposto, pra decorar a sua casa, e pagar por isso, por que não? Sou a favor de que a arte atinja todos os lugares. Eu seria frustrado se tivesse algum talento a mostrar e não tivesse como fazê-lo.

Per Raps: Você consegue viver só de arte hoje?
Magoo Félix: Olha, eu costumo dizer que, no Brasil, a gente sobrevive mais do que vive de arte… rs. Aqui é tudo muito novo, principalmente pra alguns artistas, que vieram de um berço mais underground como eu. É aí que eu falo da importância da galeria Choque Cultural, por exemplo, que deu um boom nos artistas de rua, que antes estavam à mercê da sorte, ou apenas pintando seus trabalhos na rua, sem qualquer reconhecimento.

Per Raps: Você disse que o grafite é importante na sua arte, você já chegou a bombardear os muros de São Paulo?
Magoo Félix: Cara, fiz grafite por um tempo e já faz uma boa data que parei, mas ultimamente tenho feito uns rabiscos pra me familiarizar com o spray de novo, e tenho curtido. Acho que já, já to de volta às ruas pra acompanhar uns camaradas pra fazer algo, creio que a própria vivência na aerografia me deu algo bacana pra eu aplicar nos muros com spray, to empolgado e ansioso por essa volta.

magoo-images

Per Raps: Você faz seu trabalho ouvindo um som?
Magoo Félix: Sem música eu simplesmente não produzo, aliás, não vivo. Música faz parte integrante da minha vida e de certa forma até se reflete no meu trabalho. Ouço muita cois., Ouço punk rock, Ramones, Husker Du, The Muffs, muita coisa desse universo, mas minha maior paixão musical vem do rock alternativo, bandas como Silversun Pick ups, Sonic Youth, Dinossaur Jr, Superchunk, essas coisas. Ultimamente, tenho me aventurado no MPB pra relaxar, tenho ouvido muito Chico Buarque – o cara escreve muito bem -, e convenhamos, ele entende de mulheres mais do que ninguém, então, ele é a fonte!

Per Raps: Quem quiser encontrar sua arte faz o quê?
Magoo Félix: Tem o MySpace, tem o Fotolog, que eu atualizo quase que diariamente, tem o site da Choque, na sessão “artists”, e tem meu site, que apesar de desatualizado há anos, rs, logo logo, terá no ar uma nova página, totalmente reformulada e interativa, vale a pena esperar! rs.

Anúncios

2 Respostas

  1. Mel

    Magoo, delicinha q irei provar ¬¬

    abril 15, 2009 às 16:01

  2. sergio

    Pilantraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa esse magoo
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    novembro 2, 2009 às 15:05

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s