Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

“Não canso de ouvir” com Tiago Rump

Tiago Rump escolhe seus 10 discos preferidos (Divulgação)

Tiago Rump escolhe seus 10 discos preferidos (por Miechan)

O convidado da vez é o MC e beatmaker, Tiago “Rump” Frúgoli. O desafio de escolher os 10 discos mais importantes para ele, não pareceu ter sido um grande desafio. Isso, pois não foi difícil obter as respostas de Rump.

Na sua seleção, os clássicos do hip hop dividem espaço com novidades como o duo Briana Cartwright aka Jack Davey e o produtor Brook D’Leau, que formam o J*Davey. Acompanhe agora o top 10 e as opiniões sobre cada escolha de Rump. Enjoy!

Nas – Illmatic:

Melhor disco que mistura crônica de rua com inteligência extrema. A fórmula foi muito usada no começo dos anos 90, mas nada se compara.

A Tribe Called Quest – Midnight Marauders:

Meu disco preferido da Tribe. O Phife já não estava mais em segundo plano em relação ao Q-Tip. A química funciona muito bem, e os beats são uma aula de produção.

Slum Village

Slum Village – Fan-Tas-Tic Vol.1:

Foi lançado em fita cassete em 97, só saiu oficialmente em 2005. Além do J Dilla já demonstrar lá que era um gênio dos beats, gosto muito do clima descontraido do disco. Muitas vezes, gosto mais da demo gravada na casa do artista do que do disco oficial posterior, gravado num estúdio profissional. É incalculável o impacto dessa fita nos discos posteriores, produzidos pelo Soulquarians.

J Dilla – Donuts:

O final oficial do meu capítulo preferido da história do hip hop. Impressionante ter tanto sentimento um disco sem rimas, criado a partir de samples. Mudou o jeito que eu olho para a produção de hip hop.

Mos Def & Talib Kweli – Black Star:

Pelas minhas escolhas, dá pra ver que tenho uma tendência a gostar do primeiro disco de um artista, ou até da primeira demo. Esse é o meu preferido de dois dos melhores MC’s hoje. “Respiration” tem o melhor refrão de todos os tempos.

MosDef&TalibKweliBlackStar

Common – Electric Circus:

O Soulquarians é meu coletivo de produção preferido. Eles comandam a maior parte das músicas aqui. Esse disco foi o que menos vendeu do Common, talvez por isso tenha feito ele mudar seu rumo no discos posteriores. Ainda assim, acho que esse disco inaugura o que chamo de “post hip hop”. Todos discos abaixo se encaixam na mesma categoria.

Georgia Anne Muldrow – Wothnothings EP:

Um pouco de Dilla, Milton Nascimento, Nina Simone e Free Jazz no corpo de uma garota de 20 anos. Todos instrumentos gravados por ela, até onde eu sei, na sua própria casa.

Erykah Badu – New Amerykah:

Minha cantora favorita, rodeada de muitos dos meus produtores favoritos (Madlib, 9th Wonder, Questlove, James Poyser, Sa-Ra Creative Partners, Georgia Anne, Karriem Riggins…).

J*Davey – The Beauty in Distortion:

Primeiro EP desse duo, que está para lançar um álbum pela Warner. Me lembra muito o Dilla, misturado com o melhor dos anos 80.

Suzi Analogue – World Excerpts 1-9:

Não é nem um disco oficial, está disponivel para download no http://www.freshselects.net/suzianalogue . A produtora/cantora de 20 e poucos anos da Philadelphia me impressionou muito. Destaque para a faixa “Sage Burns”.

____________

Festas
luv rj julho

MJJ in Luv @ Lounge 69
Com os Dj’s Pachú e Pathy DeJesus.
Convidado: Rabú Gonzales.
Produção de Nicole Nandes e Anwonri Sauthon

Endereço: Rua Farme de Amoedo, 50 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 23h/ Preço: R$ 40 (R$ 20 na lista amiga)
Info: (21) 2522-0627
http://luvbaileblack.blogspot.com

flyer virtualMão de Oito @ Studio SP
DJ residente: Valter Nú
Participações de Marcela Bellas, Kamau e Emicida
Data: 2 de Julho – quinta feira

Studio SP – Rua Augusta, 591
Abertura da casa: 23h
Horário: 0h
Preços: R$ 15,00 (com nome na lista e até 1h do dia 3/7) e R$ 25,00
Lista: studiosp@studiosp.org

fyabum

Pentágono apresenta Dj Kl Jay @ Fyabun
DJs: Kiko, Preto e M. Lion
Data: 3 de julho – sexta-feira
Endereço: Rua Valentim Ramos Delano, 52
Preços: R$ 8 (com nome na lista) e R$ 10
Lista: listafyabun@gmail.com

Deixe um comentário