Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Entrevista com a MC Flora Matos

A MC Flora Matos, de 19 anos, fazendo pose pra foto (divulgação)

A MC Flora Matos, de 20 anos, fazendo pose pra foto (divulgação)

Flora Matos – “Não tive o que não quis ter”

http://raps.podomatic.com/enclosure/2009-01-18T10_49_49-08_00.mp3″

Vinte anos de muita atitude (Aperte o play antes de ler a entrevista)

Muita gente insiste em repetir o chavão de que essa geração está perdida. Esse mesmo povo adora dizer que os jovens não se mobilizam para nada, que não têm voz ativa e que sabem apenas consumir. Para provar que eles estão mais que enganados, de Brasília vem um exemplo que transborda atitude: a MC Flora Matos.

“Eu sempre tive a música presente na minha vida. Meu pai soltava bases de dub em vinil pra eu rimar com meus irmãos e eu adorava!”. Com apenas 18 anos, Flora saiu de Brasília e veio a São Paulo para mostrar seu trabalho no rap. O gosto pela música vem de casa, já que o pai, o baiano Renato Matos, é músico. “Sou abençoada pela educação da minha mãe e pela musicalidade do meu pai”, relembra. Quem vê Flora Matos no palco não acredita que ela é tão jovem. Com um discurso firme, ela encanta com a sua levada melódica e letras que remetem ao amor, ao cotidiano e às mudanças constantes em sua vida. Na sua página do myspace, o número de visitações e os acessos às músicas mostram o quanto ela faz sucesso.

Aos 13, teve a chance de conhecer seus ídolos no rap e a partir daí tudo mudou. “Parti decididamente pro rap quando eu era uma jovem de 13 pra 14 anos e assisti a um show do Racionais”. O Dj Kl Jay convidou Flora para uma participação em um remix do som “Véu da Noite”, que utiliza um sample da cantora Céu. Só que a MC impôs uma condição: se fosse a São Paulo, não voltaria mais para casa. Eis que Kl Jay aprovou a idéia e ofereceu suporte para que Flora pudesse seguir seu caminho na música. Ela mesma diz na letra de “Não tive o que não quis ter” que tem saudade de casa, sim, mas agora vai atrás de seu sonho.

Chegando à terra da garoa não encontrou facilidade, muito pelo contrário, passou por situações que não gostaria de ter passado. Isso sem contar com o machismo que ainda existe no rap e na sociedade em geral. Felizmente isso não foi obstáculo para a MC, que chegou sem tomar conhecimento de quem fosse contra sua ascensão. Quando Flora sobe ao palco, mostra todo o seu jeito peculiar. Cheia de estilo, se veste de acordo com o humor do dia. “Eu me inspiro no meu estado de espírito (risos)”. Participou do projeto “Na Real”, da Nike, onde contou um pouco da sua vida e sua trajetória no rap, além de mostrar toda sua atitude.

A MC mostra seu estilo no projeto "Na Real", da Nike

A MC mostra seu estilo no projeto "Na Real", da Nike

Antes disso, foi convidada pelo Dj Kl Jay para se apresentar nos shows da mixtape Rotação 33. Flora não participou da idéia original do projeto, mas sempre está presente nos shows. Ao vivo, Flora assume o papel principal no palco, mostrando sua levada inconfundível e seu poder de improviso. Nas rimas também aponta seu caminho: não se importa com a fama ou o dinheiro, faz isso porque gosta! Já fez turnês na Europa e passou por países como França, Itália e Portugal, junto do grupo de rap Pentágono e do MC carioca Papo Reto.

Seus sonhos não são tão comuns como os de garotas da sua idade, mas talvez possuam horizontes mais distantes. “Um exemplo de sonho? É ver mais meninas transformando seus sonhos em realidade”. Consciente de seus limites, Flora acredita que sua música se mostra mais experiente que ela própria. “Minha música vai de acordo com minhas vivências, mas não acho que eu seja tão madura quanto ela. Eu amadureço durante o processo de fazer as músicas e muito mais depois de ouví-las prontas. Aprendo muito com minhas próprias palavras. Escuto e enxergo minha própria mensagem de vários ângulos e às vezes tento sair de mim pra ouvi-las de fora (risos)”. Sobre seu rumo no rap e na música, Flora já sabe bem. “Minha vida é trabalhar, do estúdio pra casa, de casa pro palco e assim eu sigo muito feliz e realizada fazendo o que eu amo fazer”.

Acompanhe um pouco mais do pensamento da MC Flora Matos, incluindo previsão do lançamento do CD e de suas influências:

flora-matos-2

Qual o seu objetivo no rap? E quando sai o seu CD?

Meu objetivo no rap é cantar e ver a música refletir nas pessoas de uma forma positiva. Gosto de ver as pessoas respeitarem os sentimento umas das outras. Acho que vim pro mundo pra fazer bom uso da minha fé, passando ela para as pessoas através de ondas sonoras. Meu primeiro CD deve sair em julho de 2009.

Você disse em uma entrevista que pretende cantar depois de lançar 3 discos de rap. É um desejo seu ou homenagem ao pai?

Eu não faço nada que fuja do meu desejo, muito menos uma homenagem. Eu canto rap! Não tenho desejo nenhum em deixar de cantar rap, ele já faz parte de mim. Vou cantar pérolas do meu pai, mas o rap vai estar presente ali de várias maneiras.

Quais os seus exemplos no rap, além de Racionais MC’s?

São vários mas aí vão alguns: Sabotage, MC Papo Reto (McCopata), Kamau, Dina Di, Criolo Doido, Sombra, Família Madá, Emicida, Marechal (um só caminho), Japão (viela 17), Comando Selva, Dj Primo, Dj King, GOG, Rapadura, Gil Metralha e Sheep (FB), Yarah Bravo, Queen Latifah, Talib Kweli, KRS One, Psalm One, Jean Grey, Aalakyn…

Alguma mensagem para os leitores do Per Raps?

Quem quiser conhecer um pouquinho do que já foi divulgado até hoje pode conferir no http://www.myspace.com/cslindaflor e se alguem aí tem um dom eu acho sempre válido desenvolver. Você pode fazer um bem pro mundo… (risos). Com suas rimas, com seus scratches, com seu corpo ou com seus traços… Muita fé!

Ficou curioso para conhecer o som de Flora Matos e ver sua apresentação? Então acompanhe a dica de show de Flora Matos, no dia 27/01, no Tapas Club.

scratch-for-fun-23h

26 Respostas

  1. André

    De longe é a melhor MC em atividade no Brasil!

    janeiro 21, 2009 às 15:31

  2. Guinetto

    Essa eh minha maninha… sempre apavorando!!

    janeiro 22, 2009 às 17:32

  3. Amigos… estou de queixo caido, a mina manda muito bem nas letras é linda, com certeza entrou para minha lista de musas.

    Enjoy

    janeiro 23, 2009 às 09:41

  4. mini errata:

    Flora chega em são paulo logo após completar 18 anos, em março de 2007.

    janeiro 23, 2009 às 13:42

  5. toru

    mc flora so no conceito do rep nacional

    janeiro 31, 2009 às 17:15

  6. Precisamos dela aqui em Teresina – PI ;-)

    fevereiro 2, 2009 às 13:18

  7. Olha, eu assisti dia desses a rerprise do Manos e Minas: Rotação 33…. e pude ter certeza de que Flora Matos é muito mais que um rostinho lindo no mundo do rap. É atitude e força feminina mostrando a que veio.

    fevereiro 3, 2009 às 13:52

  8. Paulin

    show di bola a entrevista, e qtu a flora, é uma descoberta e tanto…talento fora de serie!! ousam!!baixem!!comparecam aos shows…éla é kabulosa d+!

    outro ponto: talvez eu tenha entendido errado, mais na materia cita: ”Flora participou da idéia original do projeto com uma faixa sua no CD, que foi lançado junto com o DVD. ”

    mais n tem a musika dela nu trampo rotacao 33.
    foi só pra divulgar nos shows ao vivo,acredito eu??

    kem souber o real motivo lança a ideia aeh..blz??

    abrazz!!!

    fevereiro 4, 2009 às 14:40

    • Paulin,

      Realmente você tem razão. A Flora Matos só participa do show da Rotação 33. Abaixo segue a lista de quem faz parte do CD, que saiu junto do DVD da fita mixada.

      Valeu pela dica, vamos alterar a informação.

      Abraço!

      CD 1
      1. Introdução – Racionais (Porto Alegre)
      2. Bem Pior – Xis
      3. Enxame – Sp Funk
      4. Só + 1 Maluco – Mv Bill
      5. É O Crime – GOG
      6. U Barato é Louco – 509-E
      7. O qui Progresso
      8. Eu Não Sou Rei – Max B.O
      9. Se Tu Lutas Tu Conquistas – SNJ
      10. Vida Loka – Racionais
      11. Noite Brutal / Um Novo Dia – Aori e Livia Cruz
      12. Tribal parte 1 – KLJay e Kamau
      13. Caminho Certo (Din Din Don) – Rota De Colisão
      14. Do Crossfader ao Microfone de Aço – Andromeda
      15. Amigos (Acapela) – SlimRimoGrafia
      16. Essa é Prus Amigo – De Leve
      17. Humilde Mas Ligeiro – Maloka S/A
      18. Firme e Forte
      19. Som Pras Pistas – Otimistas
      20. Mel e Dendê – Livia Cruz
      21. Vida Vadia – Costa & Costa
      22. ½ Índio ½ Preto – Os Camaradas
      23. Bola de Meia – Potencial 3
      24. Insonia – Turma do Bairro

      CD 2 – DVD
      1. 30 Minutos de Viradas Sem Edição de Kl Jay
      2. Bastidores
      3. Depoimentos dos MCs participantes e Kl Jay, falando do processo de criação da mixtape

      fevereiro 4, 2009 às 17:37

  9. errata:, a , Flora foi para Sampa aos 17 anos, em lá completou os seus 18 longe dos familiares , que comemoraram a distancia , mas todos com o coração contrito, com esta guerreira pois ela é a musa querida não só do mundo como da sua própria família ,,,´´é isso aí mano…..

    fevereiro 8, 2009 às 00:50

  10. GikiGica

    Ahh, muleka doida!!! Sempre acreditei, mina!!! Assim como o resto da família ela esbanja talento!!! As coisas boas da vida devem ser compartilhadas com o mundo… A Florinha é essa coisa boa de ouvir, de conhecer, de ver… ainda quero divir o palco com essa mina, unindo os quatro elementos do nosso mundo Hip Hop!!! Sucesso, Flor!!! Arrasaaaaaaaaa… Bjo da Billy G.

    março 2, 2009 às 16:32

  11. Jessica Dias

    Ahh Flora tá na minha playlist faaz teempo jáá… Representa bem as mulheres no rap.
    Abraço.
    ;)

    março 17, 2009 às 13:12

  12. Conheci duas músicas de Flora Matos no ano passado, “Carta para um mc” e “Cada cep é um flach”, simplesmente AMEI, procurei em várias lojas por um cd dela e nada, foi quando li a entrevista.
    E é com grande espectativa que vou esperar sair o cd.
    Parabéns…sorte e paz no coração.

    Juci Caus – Araranguá – SC

    março 18, 2009 às 19:54

  13. RODRIGO OTAVIO

    Vc é guerreira gosta do que faz e faz bem feito,adorei a musica pai de família. Hoje sou pai de família, pai do Leonardo de Ribeirão Preto/S.P, que vai fazer 2 aninhos. Que Deus te ilumina cada vez mais e mais. Do seu velho amigo e que sempre acreditou no seu estilo de ser !!!

    Rodrigo do Gama

    Beijos!!!

    março 23, 2009 às 21:43

  14. LuCasemiro

    putz…o som dela é inigualável…já nos trombamos em algumas festa e além de td a mina é hulmidona!!! com certeza ela vai longe!!!

    abril 17, 2009 às 15:03

  15. gostei das suas letras
    vai em frente que vc tem
    futoro
    bjx se cuida
    boa carreira

    maio 8, 2009 às 22:09

  16. Elder Santos PAR Bert.

    Salve, minha querida! Me lembro muito bem do som q fizemos na pista de skate de bertioga junto com o rak, paulo, vina, pokemom e o drey. Parabens pela sua carreira, num pára naum!

    E vê se cola no litoral quando tiver oportunidade.

    junho 23, 2009 às 13:36

  17. DD

    *FLORA MATOS*SENSACIONAL, BELA, TALENTOSA…

    RAPPER DE QUALIDADE, EU CANTO RAP A 4 ANOS E JÁ ENCONTREI MUITAS MENINAS QUE RIMAM MARAVILHOSAMENTE BEM!!! SÓ QUE ME INDENTIFIQUEI MUITO COM ELA AS IDÉIAS SE ENCAIXAM ELA É INCRIVEL MUITA FORÇA PARA NÓS PARA QUE PODEMOS SEGUIR EM FRENTEEEE.

    GRAVA AE *DD* PRETALOKAFEMINISTA EM BREVE NAS LOJAS…BJS

    julho 6, 2009 às 21:01

  18. DD

    FLORA É INCRIVEL

    julho 6, 2009 às 21:09

  19. Robsom buiu

    Sou de Joinville Sc a rapaziada aqui cutir muito seu som gostaria de um dia poder trazer vc pra cá pra fazer um show.

    julho 13, 2009 às 02:21

  20. Diego

    Escuto faz um tempo os sons , Flora e è sem palavras .. essa “pai de familia” entâo ta daquele jeito!hehehehehe
    sempre 1000grallll !rap de qualidade!
    Fazendo a diferença junto a outros rappers :Emicida Marechal ,Shawlin ,Gutierrez,Mv Bill entre muitos ..

    julho 17, 2009 às 05:36

  21. Arthur

    Flora…muito bom seu Son

    novembro 7, 2009 às 22:52

  22. muito bom som guerreira
    paz.

    Ta com Deus é nois

    novembro 17, 2009 às 16:34

  23. Marcelo rocha

    Flora eu tenho 11 anos e escuto muitas musicas suas e eu conheci um namorado seu ele veio para Porto Alegre e eu conheço ele faz muito tempo, ele que mostrou suas musicas para mim e agora eu so escuto suas musica.

    janeiro 4, 2010 às 13:15

  24. bruno

    eeeeaaaa quebrou tudo em floripa!
    apavorou hein Flora!
    valeu pelo carinho grande beijao
    sucesso sempre

    maio 4, 2010 às 13:09

Deixe um comentário