Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

West, Kanye

50 Cent x Kanye West
O embate: 50 Cent x Kanye West

“Who Kanye West is?” é o que as pessoas se perguntam e o que o próprio rapper indaga em uma de suas rimas, “Jesus Walks” (do álbum The College Dropout). Todo mundo fala dele na TV, nas revistas e principalmente na internet. Será que é porque ele apóia a candidatura de Barack Obama ou porque é contra o governo de George W. Bush? No Brasil, poderiam dizer que é porque ele vem tocar no Tim Festival, mas essa ainda não é a resposta.

O assunto da moda é falar como West é arrogante, mas “can y’all blame him?” (Last Call, The College Dropout). Ele começou no meio do rap como produtor, produzindo o badalado Jay-Z, mas sua revelação ao mundo veio quando ele começou a rimar. Gravou uma demo e saiu mostrando para alguns representantes de gravadoras para saber o que eles achariam. Além de não gostarem, disseram que suas rimas lembravam jingles e não rap.

O aspirante a MC então procurou o Jigga Man, dono da gravadora Roc-A-Fella, e assinou um contrato. O primeiro disco foi extremamente elogiado, assim como o segundo, que registrou recorde de vendas já na primeira semana. O terceiro trabalho, Graduation, de 2006, foi a consagração de Kanye West. Além de ser um trabalho muito elogiado pela crítica, foi alvo de aposta com o pimp-rapper, 50 Cent. O trato era que quem vendesse mais na primeira semana seria vencedor, e ao perdedor restaria a aposentadoria. West ganhou com folga, mas 50 não saiu do jogo.

Young Yeezy, como West também é conhecido, é dono de letras inteligentes e fora do padrão gangsta que predomina no rap norte-americano. West transita entre o mainstream e o underground: já trabalhou com artistas dos dois lados, de Dilated People ao rapper The Game, passando por músicos da pop-music, como Coldplay e Maroon 5. Já rimou sobre Jesus e sobre sua mãe, além de ter uma fixação por Louis Vuitton e Michael Jackson, que são recorrentemente citados nas suas rimas. Ganhou inúmeros prêmios por suas músicas, seus clipes e suas parcerias. Você acha que depois disso tudo Kanye West tem ou não tem motivos para se achar? Live and let live…viva e deixe viver.

Anúncios

5 Respostas

  1. Nossa, desculpa mesmo, mas não vou com a cara do Kanye, não consigo. HUHAHUAUHA Então entre uma batalha King of hip hop eu ficaria com o 50. Acho o Kanye muito arrogante e estrela, sendo que os espetáculos não são tudo assim. rs
    É uma opinião, né?! rs

    setembro 11, 2008 às 14:20

  2. Adriano

    O Kanye e o melhor suas musicas sao de mais.
    Cantando ao vivo nao tem pra ninguem ele e o melhor…
    Mas eu tambem gosto muito do 50 cent.

    agosto 6, 2009 às 14:46

  3. Christiano

    Kanye West é Foda ..

    Mas nem tem como comparar são Estilos Totalmente Diferentes

    agosto 31, 2009 às 05:26

  4. AUGUSTO

    50.CENTE E O MELHOR !

    setembro 17, 2009 às 11:41

  5. claudinei

    AINDA TEM QUE NASCER UM RAPPER PARA SE COMPARAR
    COM O 50 CENT

    KEVENEY

    julho 21, 2010 às 22:46

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s