Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Obama MC?

Você pode não acompanhar política, mas com certeza já ouviu pelo menos uma vez esse nome: Barack Obama. Mas é possível que você se pergunte o que esse nome faz aqui. Antes disso, eu explico! Em primeiro lugar, a maioria dos rappers “pensantes” dos EUA apóiam em peso o candidato negro à presidência dos Estados Unidos. Will.I.Am (do Black Eyed Peas), Common, Kanye West, Nas, entre outros. Esse último MC, inclusive fez uma música falando da candidatura de Obama, em um som chamado Black President. Mas esse nome não aparece aqui apenas por esse motivos.

Com a retórica e a atitude que o senador do Estado de Illinóis tem, ele poderia ser facilmente um MC. Ele não levou 9 tiros ou sofreu acidente de carro gravíssimo, mas teve que superar muito obstáculo para chegar onde está. O candidato democrata é filho de um queniano com uma mulher branca norte-americana. Até ai, tranquilo. Nasceu no Havaí, que apesar de ser parte do território dos EUA, fez com que muito americano suspeitasse da autenticidade da nacionalidade de Barack Obama. O nome do meio do senador é Hussein, o que causou e ainda causa espanto para muita gente, e nem preciso explicar o por quê!

Ele é protestante, mas muitos dizem que ele é muçulmano. Na verdade, o pai dele era seguidor do Islã. Contestou a guerra particular de George W. Bush desde o seu início, arrecadou seus fundos de campanha majoritariamente pela internet, fato novo na história das campanhas eleitorais, e não se utilizou dos famosos e polêmicos lobistas. Encarou a bem abastada senadora Hillary Clinton, esposa do ex-presidente Bill Clinton, e ganhou a disputa na indicação do partido democrata para a corrida pelo cargo máximo da América, o de presidente (com eleições marcadas para novembro).

O mais curioso é que apesar de tudo isso, quando Obama fala, todos param para ouvir. E o que ele “vende”? Esperança. Para ser mais preciso, a esperança na mudança. Tudo bem que qualquer ser multicelular, com polegar opositor e um pouco de cérebro poderia substituir bem George W. Bush. E também convenhamos que se, caso Barack Obama vença as eleições, será um presidente negro de uma nação ainda imperialista! Mas a aposta, que os norte-americanos e a humanidade de forma geral faz, é maior que isso. E para aqueles que simpatizam com o candidato aqui pelo Brasil, resta a esperança de que ele não fará o mesmo que o presidente daqui, ou seja, mais do mesmo.

Deixe um comentário