Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Rap em luto pela morte de Guru

Adeus, Guru

No início de março veio a notícia de que Keith Elam, o Guru, estava internado e em coma devido a um enfarte. Os boatos de melhoras da saúde do MC apareceram, mas nunca se firmavam como um quadro com 100% de recuperação. Nesta terça-feira (20/04), veio a notícia que ninguém gostaria de ouvir: a morte de Guru (43).

O diagnóstico estava sendo mantido em sigilo, mas veio a tona que a doença do MC era na verdade um câncer, que há um ano travava uma dura batalha com Guru. Em meio a doença e sua subsequente morte, polêmicas corriam a web envolvendo dois parceiros do MC: o Dj Premier, que fez dupla por muitos anos com o rapper no Gang Starr (1985) e Solar, MC e produtor que vinha trabalhando com Keith ultimamente. Mas assim como as polêmicas surgidas após a morte de Michael Jackson, isso é o que menos importa no momento.

Guru fez parte da era de ouro do rap, na década de 90, e quebrou barreiras com o inesquecível projeto em quatro volumes, que apresentou ao mundo o “acid jazz”, Jazzmatazz. Sua voz suave e suas rimas ácidas encantaram amantes da cena e apreciadores mais contidos, sendo presença constante em programas de jazz ou world music, inclusive no Brasil.

Por todos os clássicos produzidos, por tudo que representou para o rap e para a cultura Hip Hop, além das barreiras quebradas com seu acid jazz, o Per Raps deixa sua homenagem com três videos marcantes de Guru e suas parcerias.

Rest in peace, Guru.

Guru/Jazzmatazz – “No Time To Play”

Gang Starr (Guru e DJ Premier) – “Full Clip”

Guru e Solar – “Hood Dreamin”

13 Respostas

  1. O próprio nem imagina quantas fitas na minha vida tiveram como trilha Gangstarr e Jazzmatazz.

    Mestre da rima. Vai fazer muita falta.

    abril 20, 2010 às 18:03

  2. Aguinaldo

    Guro Gang Starr vc’s faziam o melhor HIP HOP da América

    abril 21, 2010 às 05:33

  3. Neto

    Rest in paradise, Guru!
    Como disse o mano ai de cima, vai fazer muita falta!

    abril 21, 2010 às 08:28

  4. Na minha opinão o som mais ‘duenti’ do cara chama-se Mass Appeal ( assista no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=0EWJ9JrxU0g&feature=related ). Ouvia dia e noite quando era moleque… Um dos rap mais perfeito que já ouvi até hoje… GURU, obrigado por ter deixado boas músicas…

    Juninho P.A.

    http://www.myspace.com/juninhopa

    abril 21, 2010 às 12:36

  5. Gang Starr é um influente grupo da Costa Leste estadunidense integrado por Guru e DJ Premier. O grupo é conhecido por seu estilo único, que combina elementos da levada do jazz de Nova Iorque com o Hip Hop.
    Biografia

    O grupo foi fundado em 1986 por Guru (então conhecido como Keithy E. The Guru), DJ 1,2 B Down, Mike Dee e vários produtores, como Donald D, J.V. Jonhson ou DJ Mark the 45 King contribuindo por fora. Em 1987 e 1988, Gang Starr lancou três 12″ singles em vinil pelo lendário selo Wild Pitch Records.
    Em 1989, o grupo dividiu-se e o único membro disposto a continuar sob o nome Gang Starr foi Guru. Ele logo entrou em contato com DJ Premier (então conhecido como Waxmaster C), DJ Premier lhe enviou uma fita com batidas (beats musicais) que aparentemente Guru gostou. Convidando DJ Premier para juntar-se ao recém-fundado grupo, e no mesmo ano lançaram seu primeiro single “Words I Manifest” junto com “No More Mr. Nice Guy” (1989). Nessa linha, o duo trabalhou junto em seis álbuns, e um disco duplo “Greatest Hits”, além de inúmeros singles e colaborações em trilhas sonoras. Outra compilação “Greatest Hits” foi lançada após a saída do grupo do selo Virgin. Durante sua carreira, Gang Starr foi dos pioneiros do som Hip Hop da cidade de Nova Iorque. Os álbuns, especialmente “Step In The Arena”(1991), “Daily Operation” (1992), “Hard To Earn” (1994) e “Moment Of Truth” (1998), que são bem respeitados pelos críticos e “cabeças” do Hip Hop. A Faixa “Jazz Thing”, apresentada na trilha sonora do filme de Spike Lee: Mo’ Better Blues, ajudou a popularizar o Jazz Rap.

    Gang Starr Foundation

    Ambos os membros do Gang Starr tem raízes profundadas na cena Hip Hop de Nova Iorque, apesar de virem de Boston, Massachusetts (Guru) e Houston, Texas [Originalmente Nova Iorque] (DJ Premier), cada um tem trabalhado com inúmeros artistas.
    O Gang Starr Fundation era um coletivo separado composto por membros que trabalharam em estreita colaboração com o grupo, até Guru acabar com o rótulo Ill Kid, o trabalho de produção de DJ Premier ou campanha de gerenciamento do Gang Starr era representado pela, Empire Management. O membro fundador foi Vinkar.

    Estado Atual

    O estado atual do grupo é desconhecido, nunca foi confirmado se ele ainda existe ou se dividiu. Em vez da emissão de um comunicado de imprensa adequada, ambos os membros têm feito muitas vezes contrárias declarações sobre eles próprios em vários veículos de impressa, rádio, televisão e magazines on-line.
    Em 1 de setembro de 2005, Guru revelou em uma entrevista com o sohh.com que o grupo não existe mais, que acabou em vez de se dividir. Ele finalmente esclareceu os rumores que surgiram primeiro na turnê européia em 2003/2004 quando DJ Premier de repente voltou para os EUA e Guru continuou a turnê sob o nome do grupo com outro DJ. No entanto, em 21 de dezembro de 2005 em uma entrevista com a revista online allhiphop.com, DJ Premier disse que é mais uma longa pausa do que um fim. Em uma entrevista mais recente em de 20 de abril de 2006, com a revista online hoodstars.net, Guru afirmou que ele não iria trabalhar com os seus parceiros anteriores nunca mais. Em uma entrevista mais recente afirmou que Gang Starr atingiu o pico e que ele está fora do projeto. Para adicionar ainda mais confusão, DJ Premier disse em 21 de novembro de 2006 em entrevista com o XXL Online Magazine “Se eu confirmá-la, então é oficial. Se eu não confirmá-la, então ainda estamos juntos”. Em 21 de setembro de 2007, ele também disse a Red Bull Music Academy; “Ele (Guru) é o único que disse que deveríamos fazer uma pausa… Se amanhã ele me chamar e dizer “estou pronto para voltarmos”, eu estou pronto”.
    Morte de Guru
    Após meses com sua saúde debilitada, Guru faleceu em 20 de abril de 2010, por complicações de um câncer.

    Discografia

    Albuns de estúdio
    Ano Título Quadro de posições Cópias E.U.A.
    U.S. Billboard Top 200 Top R&B/Hip-Hop Albums
    1990 No More Mr. Nice Guy
    Lançamento: 1989
    Gravadora: Wild Pitch/EMI Records
    – #83 53,000
    1991 Step In The Arena
    Lançamento: 15 de janeiro de 1991
    Gravadora: Chrysalis/EMI Records
    #121 #19 287,000
    1992 Daily Operation
    Lançamento: 5 de maio de 1992
    Gravadora: Chrysalis/EMI Records
    #65 #14 297,000
    1994 Hard To Earn
    Lançamento: 8 de março de 1994
    Gravadora: Chrysalis/EMI Records
    #25 #2 389,000
    1998 Moment Of Truth
    Lançamento: 31 de março de 1998
    Gravadora: Noo Trybe/Virgin/EMI Records
    RIAA certificação: Ouro
    #6 #1 500,000
    2003 The Ownerz
    Lançamento: 24 de junho de 2003
    Gravadora: Virgin/EMI Records
    #18 #5 191,000
    [editar]Compilações
    Ano Título Quadro de posições Cópias E.U.A.
    U.S. Billboard Top 200 Top R&B/Hip-Hop Albums
    1999 Full Clip: A Decade Of Gang Starr
    Lançamento: 13 de julho de 1999
    Gravadora: Noo Trybe/Virgin/EMI Records
    RIAA certificação: Ouro
    #33 #11 500,000
    2006 Mass Appeal: The Best Of Gang Starr
    Lançamento: 26 de dezembro de 2006
    Gravadora: Capitol Records/EMI Records

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gang_Starr

    Alguns versos de Mass Appeal (Compositores: Elam, Keith, Martin, Chris):


    De forma alguma você nunca vai fazer isso… Mas eu sou tão real para eles e assustador… Oh, sim eu sou o maior de todos os mc’s… Por que sem alguns deles eu não estaria aqui e todos sabem como me sinto…Por que eu não preciso de truques…

    O GURU não precisa de truques pois ele era um cara verdadeiro

    http://www.myspace.com/juninhopa

    abril 21, 2010 às 14:13

  6. Video Clip:

    Gang Starr – Code Of The Streets

    Feat Gang Starr. Jadakiss – Rito Onde U Stand

    Gang Starr – Discipline

    Gang Starr – Royalty(Best Quality)

    Gang Starr – You Know My Steez

    Gang Starr – Militia

    Só para relembrar…

    http://www.myspace.com/juninhopa

    abril 21, 2010 às 15:58

  7. Últimas palavras de Guru:

    Solar divulgou à imprensa uma carta que Guru escreveu aos fãs quando estava no hospital. “Para os fãs que o apoiaram, eu posso dizer o quanto isso significa para mim e para o Guru. Ele preparou essa carta aos fãs enquanto estava no hospital”, disse o produtor. “Espero que agora Guru tenha ido para um lugar melhor.”

    Na carta, Guru explica sua doença, agradece aos fãs e a Solar, além de deixar claro que não quer seu nome ligado ao DJ Premier, ex-parceiro do Gang Starr. No entanto, ele não entrou em detalhes sobre o motivo da separação e desentendimento da dupla. Leia abaixo a carta na íntegra:

    “Eu, Guru, estou escrevendo esta carta aos meus fãs, amigos e pessoas que amo. Eu tive uma longa batalha contra o câncer e sofro com essa doença há mais de um ano. Todas as opções médicas já se esgotaram.

    Eu tenho uma organização sem fins lucrativos, chamada Each One Count, que ajuda crianças que sofreram abusos e desfavorecidas de todo mundo, além de apoiar pesquisas para encontrar a cura dessa terrível doença que levou minha vida. Escrevo isso com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de alegria pela vida maravilhosa que tive e por todas as pessoas incríveis que eu tive o prazer de conhecer.

    Meu fiel melhor amigo, parceiro e irmão, Solar, esteve do meu lado durante todo o processo. Ele esteve comigo em todas as vezes que fiquei no hospital, nas operações, visitas médicas e em casa, além de cuidar de coisas que eu não podia cuidar sozinho. Solar e sua família são a minha família e eu os amo muito, e espero que minha família, amigos e fãs respeitem isso, sem negligenciar os sentimentos de ninguém sobre o assunto. É o meu desejo que conta. Dito isto, quero que meu filho KC seja cuidado por Solar e sua família como se fosse deles. Qualquer prêmio ou tributos devem ser aceitos, organizados e aprovados por Solar em meu nome e do meu filho até ele se tornar maior de idade.

    Não quero que meu ex-parceiro DJ [Premier] tenha algo a ver com meu nome em eventos, tributos, e etc., e meus advogados já estão cientes disso. Eu não tenho nada a ver com ele há sete anos e não quero nada dele relacionado ao meu nome durante a morte. Solar sabe sobre minha história de vida e minha situação familiar, bem como a verdadeira razão da minha separação com DJ.

    Como o único fundador do Gang Starr, sou muito orgulhoso pelo que o grupo significou para a música e para os fãs. Estou igualmente orgulhoso pela influência do meu projeto Jazzmatazz e de ter sido um dos pais do Hip-Hop/Jazz. Estou ainda mais orgulhoso pela minha liderança e pioneirismo em revigorar o gênero Hip-Hop/Jazz, com o Jazzmatazz, em um momento em que a qualidade da música decaiu.

    Eu e Solar fizemos turnês em lugares que nunca estive antes com Gang Starr ou Jazzmataz, e nós ganhamos a reputação de sermos os melhores e mais influentes no gênero até hoje. O trabalho que fiz com Solar representa um legado muito além de seu tempo. E nós, como um time, não tivemos medo de dar o pontapé inicial. Para mim, isso é o que artistas de verdade fazem! Como homens de honra nós estivemos acima da mentalidade pequena, ganância e ignorância. Sempre estarei feliz e orgulhoso por nós termos lutado pela música sem ganhar milhões. E gostaria de agradecer os milhares de fãs que viram a gente se apresentar durante esses anos em vários lugares do mundo.

    Espero que a nossa música receba a atenção que merece, pois são alguns dos melhores trabalhos que eu fiz e representa alguns dos melhores anos da minha vida.”

    Fonte: http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/guru-do-gangstarr-morre-aos-43-anos/

    abril 21, 2010 às 20:30

  8. Alguns sites que divulgaram a morte do excelente rapper GURU (o poder do hip-hop. Eles nos observam em silêncio…):

    Rede Globo:
    http://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2010/04/morre-rapper-guru-do-grupo-gangstarr-aos-43-anos.html

    Rolling Stone:
    http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/guru-do-gangstarr-morre-aos-43-anos/

    DJ Sound:
    http://djsound.virgula.uol.com.br/noticias/2916

    Noize:
    http://www.noize.com.br/2010/04/20/morre-mc-guru-do-gang-starr/

    Rede Record:
    http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/morre-o-rapper-guru-do-projeto-jazzmatazz-20100420.html

    Território da Música:
    http://territorio.terra.com.br/noticias/?c=22702

    Click PB:
    http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20100420025809&cat=cotidiano&keys=morre-rapper-guru-grupo-gangstarr-aos-anos

    O Estado de São Paulo:
    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,morre-o-lendario-rapper-guru-pioneiro-do-hip-hop,540812,0.htm

    Band:
    http://www.band.com.br/entretenimento/gente/conteudo.asp?ID=291654

    Contigo:
    http://contigo.abril.com.br/noticias/morre-lendario-rapper-guru-pioneiro-hip-hop-551442

    Rede TV:
    http://www.redetv.com.br/entretenimento/noticia.aspx?cdNoticia=133861&cdEditoria=142&Title=Rapper-norte-americano-Guru-morre-de-cancer-aos-43-anos

    Hoje MS:
    http://www.hojems.com.br/hojems/0,0,00,1012-58848-MORRE+RAPPER+GURU+DO+GRUPO+GANGSTARR+AOS+43+ANOS.htm

    Gazeta do Povo:
    http://www.gazetadopovo.com.br/gente/conteudo.phtml?tl=1&id=994645&tit=Morre-rapper-Guru-do-grupo-GangStarr-aos-43-anos

    Yahoo:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/20042010/83/rapper-mc-guru-morre-aos-43.html

    Folha de São de São Paulo:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u723411.shtml

    Abril:
    http://www.abril.com.br/noticias/mundo/lendario-rapper-guru-more-aos-43-anos-551419.shtml

    MTV:
    http://mtv.uol.com.br/coletivo/blog/mtv-lab-coletivo-especial-guru

    +++++++++ sites pelo mundo…

    http://www.myspace.com/juninhopa

    abril 21, 2010 às 21:02

  9. dj jorge

    meus pesames pela perca de um grande astro guru descanse em paz

    abril 23, 2010 às 23:12

  10. Guru,Je suis Angolais,mais je préfére parler en frais.
    Aujourd´hui, Nous sommes contents des tes musiques,crées par vous et Solar, tu seras toujours considéré par nous les Angolais,même sans vous ici en corps fisique,mais dans notre coeurs, on va jamais vous fou déhors.

    Mes condolénces pour vous et pour ta famille,dormez et un jour tu vas rentrer chez nous, on y vas jamais vous oublier,savez vous pourquoi?tu as lutté beacoup pour les enfents de la rue et sans protection psychologiques, on vous remércie au nom de Dieu.

    maio 8, 2010 às 11:39

  11. Claudio Scobbar

    Guru Gang Starr, Ya r one of the best Lyricist tha I knew in Hip Hop ‘round the world. I craving cha all Cheers and Love 4 ya, God Bless cha and Peaces. But, recall tha I gotta Yar all albuns Cuz I love cha. I Miss cha man
    I fell like the end of the world when I heard tha Ya gone, nevermind, we gonna stay well man
    R.I.P

    maio 20, 2010 às 13:25

  12. Claudio Scobbar

    Guru Gang Starr, um dos Mcs com as rimas mais afiadas da historia do rap americano e que me servio como uma das fontes por onde bebi o verdadeiro liricismo que me tornou o MC que hoje sou e com a capacidade de perceber o ingles mais complexo que existe(de rua).
    Em nome do meu colectivo Apocalipse-Squad em Angola-Cabinda, dedico a este grande patrao de rap underground,
    Que a sua alma descanse em Paz e que a Paz do senhor esteja consigo
    O.B.S: Perdemos-te a ti mas nao perdemos o teu valor, we love cha
    Ass: claudioskobar@hotmail.com

    julho 3, 2010 às 09:55

Deixe um comentário