Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Manos e Minas: a luta continua

Na semana passada, especificamente na quinta-feira (5), foi anunciada a saída do programa Manos e Minas da programação da TV Cultura. No entanto, uma grande movimentação partiu da internet às ruas pedindo a volta de um dos únicos programas dedicados ao hip-hop no quinto maior país do mundo em extensão territorial, com mais de 190 milhões de habitantes e composto por 26 estados e um distrito federal. Mas isso tudo você já sabe.

Além do protesto no microblog Twitter, que fez o termo #salveomanoseminas permanecer entre os tópicos mais citados na tarde da quinta, foram colhidas assinaturas de pessoas contrárias a ordem de João Sayad, atual presidente da TV Cultura, na festa de aniversário da Rinha dos MC’s.

Voltando à internet, vídeos começaram a “pipocar” com falas de pessoas representativas no rap e na cultura de forma geral, como KL Jay, Edy Rock, Gilberto Dimenstein, Pedro Alex Sanches, Ganjaman, Criolo Doido e Ale Youssef, que apresentaram sua insatisfação e argumentaram sobre a importância da manutenção do Manos e Minas na TV aberta.

Para mais informações e novidades exclusivas, siga o Per Raps no Twitter!

Outra figura importante que “comprou” a briga foi o senador Eduardo Suplicy, que recebeu uma carta enviada por representantes do hip-hop a ser encaminhada para João Sayad. Suplicy inclusive chegou a realizar a leitura da carta no Senado, alertando a movimentação preocupante de um canal que leva a cultura em seu nome.

Em texto publicado pela agência AdNews nesta quarta (11), João Sayad mostrou sinais de contradição: “A grande questão aqui é que eu não represento o meu gosto, eu represento o que o público quer”. No entanto, suas ações mostram o contrário. Sua resposta padrão para o fim do Manos e Minas é que o novo programa de música da TV Cultura também trará o rap como um do gêneros representados.

Ainda assim, as movimentações em prol do programa continuam acontecendo. Mande seu vídeo, sua manifestação de apoio ou o serviço da sua festa em prol da volta do programa Manos e Minas à TV Cultura nos comentários do post e a gente ajuda a divulgar.

* Na noite desta quarta-feira (11), o Sarau da Cooperifa teve uma edição especial de protesto ao fim do programa Manos e Minas, nas palavras do idealizador do evento, Sérgio Vaz, “o único [programa] que não mostra as pessoas da quebrada de cabeça baixa, algemadas ou pedindo alguma coisa para apresentador de TV”.

* Em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Ipatinga, a Sintonia Crew realizará uma batalha de freestyle com o tema #salveomanoseminas, no Shopping do Vale, neste sábado (14), às 20h.

*Assine o abaixo assinado do site Rap Nacional em prol do Manos e Minas.

Sobre o Manos e Minas

Manos e Minas surgiu de um desdobramento do quadro “Mano a Mano”, parte do programa Metrópolis da mesma TV Cultura, e era apresentado por Rappin Hood. O formato inicial do programa contava com auditório, DJ Primo nas pick-ups, b-boys e b-girls dançando e grafiteiros convidados para pintar painéis durante a gravação.

O programa teve início em 7 de fevereiro de 2007 e contou com o sambista Jorge Aragão como primeiro convidado. Após a saída de Rappin Hood, assumiram a apresentação Thaíde, e logo depois, o MC Max BO. Manos e Minas trazia a cada edição uma banda/grupo apresentando seu trabalho, além de reportagens e quadros com nomes como Alessandro Buzo, o escritor Ferréz e mais tarde, o rapper Emicida.

Gravado no teatro Franco Zampari, ao lado do metrô Tiradentes, todas as segundas-feiras a partir das 16h, Manos e Minas era televisionado todo sábado às 19h30 na TV Cultura, com reapresentação aos sábados à 1h.

Leia também o post Manos e Minas deixa a grade da TV Cultura
Quer saber o que as pessoas acham sobre o fim do programa? Dê uma olhadinha no mural do Manos e Minas no site da TV Cultura!

Anúncios

11 Respostas

  1. Parabéns pela iniciativa e pelo post! Acredito que revolução se faz assim, com inteligência.

    Té mais.

    agosto 12, 2010 às 16:38

  2. A proposta do Manos e Minas era diferenciada pq, o programa era realizado por pessoas ativas na cultura, e o conteudo da programação atendia as expectativas de quem vê a cultura hip-hop como filosofia de vida.
    Espero q realmente o Sr. responsável pelo encerramento do programa analise com mais atenção o grande respeito e admiração do publico pelo programa, que protesta hj pela ação.

    agosto 12, 2010 às 17:58

  3. Tiago Ramos de Souza

    Postei isso no dia 07/08/10
    Me perdoe pela qualidade do som Não tenho estúdio nem recurso nem dj de nada mais foi uma coisa que fiz por ver que o manos e minas seria retirado do ar, ai a promeira coisa que me passou pela cabeça foi fazer um som na simplicidade pela nossa cultura foi de coração mesmo que eu havia feito o importante é a menssagem o manifesto protesto lutar obrigado .

    agosto 12, 2010 às 20:56

  4. Tiago Ramos de Souza

    agosto 12, 2010 às 20:57

  5. Pedro Ramos

    Salve perraps,nasci em Curitiba-PR,agora estou morando na baixada santista,sempre acompanhei o manos e minas pela net,depois morando aqui pela tv.
    Muita descepção ver um canal que de “longe” achava que tinha um “DIFERENCIAL” (PORQUE NO PARANA A TV CULTURA É DO GOVERNO,ELES SÓ PASSAM O QUE ELES QUEREM QUE O POVO VEJA).Mas acabou fazendo uma coisa dessas.
    Inconformado totalmente me encontro agora,nao era só um programa voltado para os mcs,mais sim pra cultura inteira,ja teve nos toca discos DJ PRIMO(DESCANSE EM PAZ),2 anos de programa(TEM PROGRAMA POR AI QUE NÃO DURA 6 MESES), um público fiél e crescente,abriu espaço pra rapaziada do SAMBA,da MUSICA em geral.(CONHECI ELLEN OLERIA PELO MANOS E MINAS,E HOJE ACHO ELA UMAS DAS MELHORES CANTORAS DO PAÍS).
    Não sei nem como expressar minha descepção,mais ta ai o registro e tudo que precisar fazer para tentar fazer voltar o programa ESTAMOS AI.

    agosto 12, 2010 às 21:11

  6. Em nome da Sintonia Crew, agradeço o espaço e divulgação.
    Sábado estaremos nos mobilizando a favor do Manos e Minas, e contamos com o apoio de todos!
    Não fique parado, faça você também sua parte!
    #Salveomanoseminas!

    agosto 13, 2010 às 09:48

  7. MOSKA MC

    PARABENS PER RAPS, PEKA INICIATIVA D REALMENTE SALVAR O PROGRAMA Q TRANSMITE NOSSA REALIDADE QUE É A VIDA NAS FAVELAS DO BRASIL…
    MANO E MINAS TAMO JUNTO!
    VAMO FAZER NOSSA PARTE, PODE APOSTAR!
    SINTONIA CREW – MOSKA MC – IPATINGA MG

    AGUARDEM…

    agosto 13, 2010 às 16:16

  8. Há sempre possibilidade para acordos.
    No que se refere a grade de atrações da “TV Cultura” acredito que o programa “Manos e Minas” não atrapalhe em nada… Pelo contrário, só veio a agregar. Um público que sente carência de atenção pelos orgãos públicos, passou a admirar a emissora que deixou que a periferia tivesse sua voz novamente em um canal de tv. Por esse canal inserir em sua grade um programa que envolve os valores do hip-hop, com participação de todos os seus elementos.
    Vendo a urgência da situação proponho humildemente: se na programação da noite, diariamente (refiro-me a partir das 00:00 hs), muitas reprises de durante a semana são exibidas:
    Porque não reservar uma, ou duas, dessas noites para a exibição do programa “Manos e Minas”?
    Porque não dividir com a audiência a eliminação ou não de um dos programas da grade já que a tv cultura tem orgulho de pronnciar que é uma emissora pública?
    porque não…?

    Espero com muita fé que a situação se resolva da melhor forma…
    É nóis… “””RAP BRASIL!!!”””

    agosto 13, 2010 às 16:41

  9. Conexão São Paulo-Ipatinga (MG): Salve, Sintonia Crew! Emocionaram.

    agosto 16, 2010 às 19:22

  10. SANTIAGO

    UM POR TODOS E TODOS POR UMA CULTURA!
    MANOS E MINAS TAMOS JUNTO NESSA BATALHA!

    agosto 17, 2010 às 20:54

  11. gordão

    Tomara que o programa continue na grade de programação, mas desde que hajam melhorias e investimentos, por que era muito “pobre”. Chega de “pobreza” no rap, programas que parecem ser filmados no fundo do quintal de casa, esta na hora de vermos algo bem produzido e com patrocinadores. Ou não?

    Aquele cenário com duas telas pintadas e uns B.boy´s dancando não da.

    agosto 23, 2010 às 13:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s