Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Perfil: Murs

“Um pela música, dois pela satisfação” – por E. Ribas

Dê o play em Live from Roscoe’s, Murs feat Kurupt (prod 9th Wonder)
http://raps.podomatic.com/enclosure/2010-07-29T15_29_45-07_00.mp3″

Eu adoraria que minha música fosse inspiração para alguém que fizesse coisas maiores do que eu me imaginaria fazendo”Murs

O que você pensa quando lembra de um rapper norte-americano? Calças largas, diamantes nas orelhas e nos dentes, grandes correntes e muita marra. Então esqueça isso tudo agora, pois a figura do rimador que terá seu perfil esmiuçado aqui é bem diferente.

Pra início de conversa, seu nome real é o mesmo que do líder da boyband Backstreet Boys (Nick Carter), seu corte de cabelo é pra lá de excêntrico e o faz parecer mais com um cantor de reggae pelos seus dreadlocks gigantes e pra fechar, suas letras não se limitam ao discurso misogenia-fama-armas-cafetinagem-eu-sou-o-mais-foda. Esse é Murs (lê-se Mûrs).

No rap há 16 anos, o MC descreve sua imagem como tudo aquilo que você não esperaria de um jovem negro norte-americano: é vegan (não come nada que tenha proteína animal ou usa roupas, cosméticos e remédios testados em bichos), sempre teve um hairstyle fora do padrão, um espírito empreendedor desde criança e com uma carreira musical independente de sucesso, que poderia causar inveja a muitos artistas.

Desde pequeno, Murs já mostrava que teria condições para administrar sua própria carreira. Exemplo disso é que enquanto as outras crianças brincavam, ele juntava latinhas de alumínio ou ajudava senhoras a carregarem suas compras em troca de moedas. Mas de onde veio isso? Segundo Murs, o empreendedorismo veio de família.

Para mais informações e novidades exclusivas, siga o Per Raps no Twitter!

Originário de Los Angeles, o rapper já teve um grande contrato com a major Warner Bros e lançou o álbum “Murs for President” (2007). Foi criticado na época, chamado de traidor e de vendido mas, segundo ele, era sua chance de falar para uma audiência maior. Quando perguntou à Warner se poderia dizer o que quisesse em seu álbum e recebeu uma resposta positiva, não pensou duas vezes em assinar.

Como nem tudo na vida é perfeito, e muitas vezes não passa nem perto disso, a relação entre artista e gravadora se desgastou rapidamente, pois a empresa não deu a atenção que seu trabalho merecia. Resultado: após um ano e meio, Murs voltou ao seu trabalho independente.

Como um de seus parceiros mais produtivos e fiéis, Nick Carter tem nada menos que Patrick Douthit aka 9th Wonder. Juntos, os dois produziram Murs 3:16: The 9th Edition (2004), o segundo álbum do rapper, além de Murray’s Revenge (2006), Sweet Lord (2008) e o mais recente, Fornever (2010).

Murs não vende tanto quanto Jay-Z, muito menos como Eminem, mas tem bons números para quem segue pelo caminho independente. O segredo disso? Segundo ele, é a relação direta com o fã, que apenas o artista independente possui condições de ter.

O rapper costuma ler a maioria dos e-mails que recebe de seus admiradores, faz questão de cumprimentar quem pode após os shows e vende seu “produto” diretamente ao consumidor. Para Murs, a opção de ser independente não significa ter mais dinheiro, e sim poder fazer o que ele quer, quando quer.

Não estou tentando ser um bilionário. Se tiver 3 mil pessoa que vão comprar minha música, tá bom pra mim” – Murs em entrevista à XXL Mag – ed. Jul/Ago 2010

**Com informações da XXL Mag e Okayplayer.com

Anúncios

2 Respostas

  1. Diego

    Bacana

    agosto 2, 2010 às 21:02

  2. people are stupid

    agosto 24, 2010 às 07:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s