Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Per Raps TV: Rashid fala sobre o EP Hora de Acordar

“As pessoas mais próximas de mim falam que eu sou meio velho, meio tradicional”. Esta é a autodescrição de Michel Dias Costa, o MC Rashid, que acaba de lançar o EP Hora de Acordar. Quem ouve o disco sem saber de quem se trata pode mesmo acreditar que ele seja meio velho, já que as ideias de Hora de Acordar dificilmente se encaixariam na vida de outros jovens de 22 anos. Seja em letras recheadas de conteúdo, como Pronto Pro Poder e Linhas Inimigas, ou em músicas que relatam suas experiências, como Por Quanto Tempo e Bilhete, Rashid prova por A mais B que não é um garoto comum.

Michel nasceu no Lauzane e começou a ouvir rap (principalmente gospel, influência da Igreja Evangélica) por volta dos 10 anos. Com 13 anos, ele se mudou com a mãe para Lavras, no interior de Minas Gerais. Passava as férias em São Paulo, e numa dessas conheceu Projota, com quem formou um grupo de rap ao lado de outros colegas. Vinha para São Paulo esporadicamente participar de shows e festivais até que, com 17 anos, depois de terminar os estudos, voltou sozinho para morar na cidade novamente, já com  a intenção de fazer rap.

Entre 2005 e 2006, mergulhou no universo do freestyle e das rimas de improviso, se tornando assíduo freqüentador das batalhas da Santa Cruz e da Galeria Olido. Pouco depois, resolveu trocar o nome de MC de Moska para Rashid, que, segundo ele, tem muito mais a ver com sua personalidade. “Eu estava procurando um nome que me desse mais respeito pra falar do que eu queria. Muita gente dizia que eu parecia com árabe, então eu procurei um nome que tinha a ver com isso e escolhi Rashid, que significa ‘de fé verdadeira’”, explica.

Rashid acredita que a sua hora de acordar foi no início de 2009, depois de ver o trabalho do amigo Emicida começar a decolar. “Foi nesse momento que eu vi que eu também podia e resolvi fazer o EP. Comecei a escrever as músicas desse trabalho nessa época”, conta. O tal EP é, até agora, um dos grandes destaques do ano. São nove faixas, com instrumentais de alguns dos melhores beatmakers do país: o trio de ferro de Curitiba, Nave, Dario e Laudz; Marechal, Luiz Café, A.G.Soares e o próprio Rashid.  Nos vocais, mais participações: Fióti, Luiz Guima, Projota e Rael da Rima.

O krump musical de Rashid – por Carol Patrocinio

Se você não está preparado para entrar num transe, nem dê play no primeiro EP do MC Rashid. Você deixa o som rolar, a música começa e quando nota não está mais no mesmo lugar, o mundo rodou e você sentiu: na pele, nas letras, em cada batida.

Já viu pessoas dançando krump? É como se elas deixassem que todos os nossos ancestrais falassem por meio daqueles movimentos ritimados. Com Rashid é a mesma coisa, ele está falando por todos nós, uma só voz, uma vontade, uma história.

Cada um passou por um caminho, mas o MC consegue unir histórias e sentimentos que já aconteceram na vida de cada um de nós pelo menos uma vez. Não é um crescimento cronológico, mas passa por ele. Rashid fala da adolescência, de como é encarar a vida de adulto e ganhar consciência de que a mudança está na nossa mão, nos nossos passos.

Cheio de referências, algumas claras como a influência do MC Marechal, outras mais discretas como as pegadas métricas de quem já está no rap faz mais tempo, Rashid mostra qualidade nas batidas, na produção, no flow e nunca deixa as letras ficarem em segundo plano.

Quem acredita que não dá pra ouvir música boa pra dançar com letras que te façam pensar vai tomar um susto ao ouvir o Hora de Acordar, que traz tudo isso, seja numa só música ou em cada uma das partes que compõem o trabalho. Rashid acordou e mostra que essa é a nova cara do rap. Você está preparado para acordar também?

Assista agora ao segundo vídeo da Per Raps TV, em que Rashid fala um pouco sobre o EP Hora de Acordar e também sobre a música Acendam as Luzes, que conta com a participação de Marechal.

PS: Agradecimento especial ao nosso amigo Luiz Pires pela filmagem.

Anúncios

6 Respostas

  1. Pow Rashid pra mim é uma revelação em idéias e conteúdo
    não parece que tem 22 anos pela postura que tem nas letras com conteúdo excelente que serve de exemplo pra vários.
    Temos que nos orgulhar desse cara ele simboliza
    a revolução do R.A.P
    PAZ NA TUA CORRIDA DA VIDA MANO

    maio 3, 2010 às 18:40

  2. J.Gmano

    Surpreendente!

    Ae, eu era acostumado a ver o trampo do Rashid só em participações em outras musicas , acho q isso limitava as rimas sabe…Quando a Ep saiu e eu ouvi, ficou no repeat mó cota, muito bom memo tanto pelas letras quanto pelos Beats…
    Já é de lei, acordar de manhã pra ir trampar cansado e ouvir:”Levanta, tá na hora de acordar…”, dai te dá aquele sentimento de que no fim vai dar tudo certo tá ligado…
    A correria não é em vão, e trampos como o do Rashid, do Projota e outros são a prova disso….
    Parabens Rashid pelo Ep e Parabens ao PerRaps pela materia!

    maio 4, 2010 às 08:43

  3. Um só…

    maio 4, 2010 às 18:50

  4. Vamo que vamo!! é Hora de Acorda!! parabéns pelo trabalho!!

    maio 5, 2010 às 00:52

  5. Arthuur

    Caraa o Rashid é mtoo fodaa !!!

    Parabéens aeew todaa a equipe , pela entrevistaa .

    E parabéens aeew peloo EP caraa tá show de bola!

    A RUA É NÓIZ!

    julho 30, 2010 às 11:34

  6. Ae do caralho o som do rashid,ouso todo dia,assim como ouso emicida ,thaide e kamau,parabéns pro moleque!
    vamo que vamo,hora de acordar!

    agosto 20, 2010 às 08:38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s