Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Homenagem a Dina Di

Dina Di se foi mas deixou uma marca no mundopor Carol Patrocinio

Era época de Racionais MC’s, anos 90, cena rap nacional dominada predominantemente por homens. Aí chega Dina Di: mulher, branca, do interior de São Paulo. Ok, o que isso tem demais? As ideias que Dina mandava. Mulher não precisa ser submissa, amor é bom mas não pode acabar com a sua vida, meninas terão espaço quando tiverem trabalho de qualidade. Se alguém te contasse essa história, você iria achar que a garota que mandava essas ideias permaneceria num cenário machista como aquele? Pois é, Dina Di sobreviveu.

E foi por qualidade, por dedicação, por acreditar no rap, na mensagem, na força que poderia ser passada a quem estivesse perdendo a esperança que Dina Di ganhou respeito e espaço na cena. Não foi um rosto bonito, um bom rebolado e uma música com refrão que gruda na cabeça. Foram sons de respeito, letras que fizeram muita gente pensar no caminho que estava seguindo e nas opções que tinha.

Dina Di retratou um mundo em que nem toda mulher de presidiário é mulher de malandro, em que os rumos podem ser mudados ou então o caminho escolhido pode ser outro. A MC mostrou a luta de quem está do “outro lado da muralha”, de segurar a barra, esperar o homem voltar e acreditar que merece ser feliz.

“Não, não nasci pra ser mulher de ladrão
muito menos de irmão,
respeito quem é, moro jão,
dinheiro é bom sim,
não malotes, jóias no cofre, ilusão”

No último sábado, 20, o corpo de Dina Di cansou de lutar, coisa que sua mente nunca fez. Depois de passar pelo momento mais feminino que uma mulher pode passar: dar a luz. Dina Di trouxe Aline ao mundo que tentava arrumar, mas seu corpo foi invadido por uma infecção oportunista, coisa que ela nunca deixou ninguém fazer, invadir sua vida e mudar o rumo sem sua autorização.

O corpo vai embora, mas a ideia continua. Entre diversos textos de adeus, lamentações virtuais e comentários sobre a força de Dina Di fica a esperança de que a chama não se apague, que tudo o que ela pregou, ensinou e acreditou seja levado adiante. Que outras mulheres entendam que ser mulher é muito maior do que um olho pintado e uma roupa feminina. Que a força feminina de Dina Di mostre que não é preciso perder a ternura.

Para marcar o mundo algumas pessoas plantam árvores, escrevem um livro ou fazem um filme. Dina Di apenas viveu a vida que acreditava ser a certa e deixou uma marca muito maior do que quem vive tentando fazê-lo. Daqui pra frente é obrigação de todos nós não deixar que a mensagem seja tão frágil quanto o corpo físico.

Dina Di ainda vive e só vai deixar de fazê-lo quando cada um de nós permitir. Que isso nunca aconteça. Continue inspirando onde quer que esteja, Dina Di.

“É tudo o que a gente passou,
até que a morte nos separe,
palavras são palavras”

Anúncios

29 Respostas

  1. Sikera

    Está mulher era muito foda, letras excelentes, postura e ainda muito humilde.
    A Rainha do rap está agora descansando em paz.

    março 22, 2010 às 16:17

  2. Paulo Brazil/STN-Amante do Vinil!!

    Eu ainda estou perplexo com tudo isso, pois não é fácil de acreditar que uma pessoa como a Dina Di se foi, mas a morte é assim mesmo, não nos deixa explicações, ela simplesmente leva quem nos gostamos, e o pior é que nunca estamos preparados para isso.

    Acompanhando de longe a trajetória dessa mulher guerreira, tenho a impressão de que as dificuldades nunca deram um só dia de folga para essa guerreira. Parece realmente que a vida imita a arte.

    Protagonista de sua própria história, Dina Di narrava com competência e talento os fatos de vida e da vida de muitas outra mulheres brasileiras. Enfim … fica o seu legado, que foi além da sua boa música, a sua personalidade forte, sua luta diária pela sobrevivência. Só nos resta a dor da perda e o LUTO!!!

    Fica em paz guerreira, mãe, mulher, batalhadora e brasileira!!!

    Colaborador do Blog: Aonde a Favela Chegou!!!

    março 22, 2010 às 19:31

  3. DANIELA

    vc vai sempre estar no nosso coração
    mulher guerreira aplausos para vc
    e no meu coração vc nunca vai morrer

    março 22, 2010 às 19:43

  4. Bonito texto Carol.

    março 23, 2010 às 13:08

  5. MARA RUBIA

    DINA DI ….. SEMPRE SERA A UNICA ESTEJE EM PAZ AONDE ESTIVER, ESTARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇOES TE ADIMIRO E SEMPRE VOU TE ADMIRAR MULHER SENTIREMOS SAUDADES DE TI

    março 23, 2010 às 14:05

  6. Jully du rap

    Dina Di … sempre sera a mina q veio pra somar no HIP HOP, mesmo sofrendo a discriminação por ser BRANCA ñ se calou e conquistou o RAP.

    O RAP ta com vc onde vc estiver, vc será sempre a UNICA.

    Fica na PAZ Dina!

    março 23, 2010 às 18:23

  7. Ela vai deixar saudades…que ela descanse em paz
    nos vamos sempre lembrar dela…Dina Di….uma grande guerreira do rap nacional…sempre defendeu as mulheres
    pelos preconceitos que elas viviam e vivem ate hoje….

    Que Deus ilumine vc Di…nos vamos sentir muito sua falta

    +……

    março 24, 2010 às 00:56

  8. NOEMI

    LUTO ETERNO APENAS NAO PERDEMOS UMA CANTORA MAS SIM UMA DAS MAIORES PORTA-VOZ DO MUNDO ISSO ERA A DINA PRA MIM UMA FORTE GUERREIRA QUE DESTRUIA QUALQUER OBSTACULOS COM A SUA SABEDORIA DEIXA MUITAS SAUDADES E UM VAZIO ENORME AO MOVIMENTO HIP HOP PRA MIM É UM LUTO ETERNO

    março 24, 2010 às 15:16

  9. julio

    luto umas das mais belas voz do mundo rap nacional sera sempre lembrada

    março 24, 2010 às 16:26

  10. Elias

    Dina Di …. Simplesmente Dina Di

    A musa do Rap .. Susseso em todos os cds ..
    Melhor cantora de rap nacional ..
    Onde estiver sei q ela estara torcendo pelo Rap Brasileiro
    Dina Di Descanse em Paz .. e saiba q vse marcou o Rap BrasileirooO..

    março 24, 2010 às 19:21

  11. Mc Seta

    Dina Di, atitude, voz, consciência… vc foi tudo isso é muito mais no cenário do Rap… que sua filha cresça e perpetue as boas sementes deixadas por você aqui, esteja em paz…

    março 25, 2010 às 08:03

  12. aline

    Outras apareceram, outras brilharam mais nem uma será melhor e igual a ela ,,,,
    salve salve DiNA DI …
    Que vc esteje em um bom lugar ai no seu…
    e olhe por nó aki na terra…

    março 26, 2010 às 08:44

  13. rubens roque

    DINA DI, A SAUDADE SEI QUE É GRANDE, É DIFICIL ESTE COMEÇO.SABE EU NÃO PARTI SOMENTE TROQUEI DE ENDEREÇO…….

    março 26, 2010 às 17:33

  14. jonathan keid

    Seu legado continuará sempre vivo, imortalizado em seus repes engajados, corajosos e verdadeiros.

    Dina Di, descanse em paz!

    março 26, 2010 às 23:27

  15. Mulher guerreira….acima de qualquer koiza, com uma historia de vida marcada por diversas dificuldades…mais nunca marcada por derrota,concerteza uma perda inreparavel,principalmente pro HIP-HOP…não será esquecida…descanse em paz guerreira DINA DI…

    CHAPALOKO OTRAFACE
    Guaramiranga-CE

    março 27, 2010 às 13:39

  16. Um dos melhores textos que li sobre ela. Espero que as pessoas que aqui comentaram se engajem na luta contra a clínica onde ela pegou a infecção. Foi a terceira (que se tem notícia) a morrer por conta da negligência no local.

    março 27, 2010 às 15:22

    • Não preciso nem agradecer o elogio e falar o mesmo sobre o seu texto, afinal, foi ele quem foi disputado na internet. ;) Isso que é valorização do trabalho, hein!

      E que a luta continue, sempre unindo.

      março 30, 2010 às 22:57

  17. Camila

    Mew eu ainda tÔ desacreditada,
    Sem dúvida nenhuma o rap Nacional perdeu um pedaçO.

    Dina é mta pena mesmO, Mas vc dexou uma missão
    cumprida aQ na terra pq oq vc representou e vai representar
    (pelo menos pra mim) é eterno. Aff eu nem tenho palavras, ouvir vc era rotina pra mim… Descansse em Paz.

    março 29, 2010 às 23:31

  18. eu adoro a dina di e sempre vou adorar ,as musicas dela retrata o q a mulher brasileira é e o que deveria ser com o mundo machista …..ela morreu mas suas palavras sao eternas…..valeu dina….
    para os companheiros q amam o rap é so soumaiseulia@hotmail,

    março 31, 2010 às 13:08

  19. suyane

    é msm engraçado historia é grande
    mais a realidade de td é msm a historia DINA mulher de fibra msm com a perda ela nos trasmite mais uma vez experiencia em td deixa sua filha Alline para mostrar que o momento mais precioso na vida de uma mulher é este e que no caso de escolha a escolha seria certa… Dina se eternizará no coração dos que realmente viveu junto com ela as suas historias mais cabulosas que um ser humano possa imaginar na existencia de uma mulher de uma mãe enfim de uma guerreira nas rimas ela trasmitia td de feminino e fragil que se poderia imaginar mais acima de td ela mostrava que existem seres humanos e naum cachorro continuo firme na ideia dela guerreira saudade de ti da sua canção….. amu vc negah

    abril 6, 2010 às 09:42

  20. nega cy

    mulher cheia de humildade vc foi gurreira de verdade espero que venha outras como vc com a mente engatilhada com o dom da palavra com toda essa atitute sendo mulher nao rude seguindo com a razao e nao com a emoçao pra sempre vc vai esta no meu coraçao adeus mc dina di que deus olhe pelos seus filhos .ass:nega cy

    abril 7, 2010 às 10:45

  21. Jonathan RS

    Soh tristeza, soh lamentos, mas concerteza ela conseguiu dexar a mensagem dela aqui na terra, Apostoo que Deus quiz ela mais proxima dele pra cantar um rap pros anjos junto com saudozo sabotagem. . . vai deixar saudades.

    abril 19, 2010 às 20:00

  22. tati

    ela vai esta viva pra sempre em nossa memoria é em nossos coraçaõ,nunca vou deixar de olvir as musicas dela.”morrer é apenas naõ ser mais visto,morrer é a curva da linha da vida”

    abril 30, 2010 às 19:30

  23. tati jaguaré

    amo muito ouvir dina di ela vai ta pra sempre em meu coraçaõ e que deus abençoe seus filhos,porq agora ela ta num bom lugar ”esteja em paz aonde estiver”em memoria

    abril 30, 2010 às 20:52

  24. davidson oliveira da silva

    essa mulher guerreira vai estar sempre no meu coração
    e acredito que no coração de munta gente ai
    ae dina di rainha do rap
    que deus te abencoa ae do outro lado
    esteja em paz
    amem senhor tome conta dessa alma

    maio 14, 2010 às 14:20

  25. vc vai fika com nós vc é guerreira …
    descanse em paz …
    saudades …
    numca iremos te esquecer….

    junho 9, 2010 às 13:57

  26. Pingback: Per Raps » Blog Archive » Mês da mulher: O saldo

  27. douglas

    Rimava melhor que muito homem que se julga raper!!!!!
    Obrigado meu Deus por me deixar conhecer essa maquina de rimar!!!!!!
    Por que os melhores se vão primeiro???????
    Deve ser porque ele quer os melhores a seu lado!?!?!?Para mim no mesmo patamar de Helião, Mano Brown!!!!!
    Choro toda vez que vejo uma foto sua !!!!!!!!!

    agosto 29, 2010 às 14:51

  28. DINA DI UMA GUEREIRA DO RAP DEXA SAUDADES Q o rap colheu com suas brilhantes ideias.

    setembro 21, 2010 às 18:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s