Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Obra d’OsGemeos é atacada em São Paulo

Quem não quer viver da sua arte?por Carol Patrocinio

“Pichadores atacam painel de grafite mais famoso de São Paulo”. Ao ler essa manchete confesso não saber direito qual sentimento tomou conta de mim, mas o que sobrou foi uma tristeza enorme. Pichadores e grafiteiros, na minha cabeça, não deviam lutar um contra o outro, são artes irmãs, formas de expressão.

É claro que a gente volta naquele papo de que quando o grafite entra na galeria deixa de ser arte de rua, mas será que é mesmo melhor ter sua obra exposta apenas em locais remotos do que fazer barulho e chamar a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo?

Segundo o jornal Folha de S. Paulo o grupo de pichadores que fez intervenções no Centro Universitário Belas Artes, em 2008 – que rendeu o documentário Pixo, de João Wainer -, na galeria Choque Cultural, em Pinheiros, e na 28ª Bienal Internacional de São Paulo foi o responsável por “atravessar” o mural da dupla OsGemeos, um dos mais conhecidos de São Paulo, na alça de acesso da 23 de Maio ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista, e que havia sido apagado por engano por uma empresa contratada pela prefeitura.

A publicação diz que o ataque aconteceu na madrugada dessa sexta-feira, 19, e a prefeitura já apagou os escritos. É claro que não apenas por cuidado ao grafite, mas por serem ofensas ao prefeito Gilberto Kassab. O grupo não fala nada sobre o ocorrido, a prefeitura não se manifesta e OsGemeos também não. Silêncio.

O desrespeito dos pichadores é o mesmo desrespeito da empresa que apagou a obra ‘por engano’, mas toda a classe artística prefere não se manifestar. Quem está certo? Quem está errado? Qual o motivo de tudo isso? “Um dos recados chamava atenção para “a cidade em calamidade”. Os pichadores também inseriram uma cifra no mural (R$ 200 mil) –número que atribuem ao custo da “maquiagem” no local (entre gastos com tinta, cachê para os grafiteiros etc). Por fim, escreveram ofensas pessoais a Kassab. Segundo apurou a reportagem, o grupo planeja “atravessar” outros grafites”, diz a matéria na Folha.

Entender esse protesto que agride não só os políticos, mas os artistas seria um grande presente a todos nós. O Per Raps abre espaço para o grupo se manifestar, para pixadores defenderem ou mostrarem seu ponto de vista contrário a intervenção.

O que eu queria que alguém me explicasse é: por que uma obra, quando valorizada pelo dinheiro, perde o valor para uma parte dos artistas? Quem não quer viver de arte?

Leia mais sobre pixo.
Leia mais sobre o caso dos grafites apagados na Av. 23 de maio.

8 Respostas

  1. A resposta que gostaria de colocar é não sei, pois o sentimento como o seu é dúbio. Sinto pena pela obra original, mas não posso deixar de admirar o brio e a audácia do grupo.

    Também não posso deixar de fazer o jaba, da briga em londres entre o Banksy e o Team Robbo, que postamos lá no Factóide há um tempo:

    http://factoide.wordpress.com/2010/03/04/street-art-banksy-x-team-robbo-em-batalha-de-graffiti-em-londres/

    março 19, 2010 às 16:30

  2. Quando isso acontece, o pichador age como naquelas revoltas contra as linhas de trens que não funcionam. A população quebra as estações, mas não joga uma só pedra na janela da prefeitura.

    Sobre a questão arte x dinheiro, a discussão é mais densa. Acho que é parte inveja, parte moralismo. Afinal, quem disse que é errado ganhar/gastar dinheiro com arte? Deveria ser considerado mérito do artista e não o contrário.

    março 19, 2010 às 17:19

  3. Paulo Brazil/STN-Amante do Vinil!!

    Infelizmente por praticarem uma arte de rua, suas obras estão sujeitas a esse tipo de vandalismo, por outro lado, eu não estou surpreso, desapontado sim, mas surpreso não.

    março 20, 2010 às 01:07

  4. @xbertzx

    Eu fico chateado por terem feito isso com uma obra dos gemeos. Mas não discordo da ação dos pichadores.
    Viver da arte é o sonho da maioria (se não de todos) os artistas de rua. Pelo que leio, São Paulo está sendo tomada pelo cinza da prefeitura que cobre diversos trabalhos e isso revolta.
    Se eu fizer um trabalho e ele for coberto, e a 100m a frente um trabalho dos gemeos não for coberto também, causa revolta.
    Só porque não sou mundialmente conhecido, minha arte tem menos valor que a deles?

    PS:
    Não estou críticando os gemeos, nem quem vive da arte.
    E sim o pensamento da prefeitura.

    março 20, 2010 às 12:56

  5. cleiton

    Eu acho que foi uma forma de potesto mais em lugar mal sucedido pois se queriam agredir a prefeitura deveria ataca o predio da prefeitura ………………… e os artistas forão os pioneros aqui no brasil e pelo que vejo da trajetoria deles com o grafiti nunca atropelarão nenhum pixo e o pior os caras adimirão a pixação então como disse deveriam ter mais respeito por eles naum pela a arte e sim pelo tempo percorrido !!!!até mais essa é a minha opnião !!!

    março 20, 2010 às 15:30

  6. Pingback: Grafitti x Pixações: Há uma Guerra em Curso? « Factóide!

  7. Felipe

    A grande piada ta ai mesmo. enquanto obra dos gemeos merece maquiagem da prefeitura, a lei da cidade limpa do kassab sai apagando o resto da cidade.
    Esse status quo que gemeos adquiriram é nojento. ou arte de rua é aceita ou não é, e se não é, a própria configurações da sociedade já estipula que o que gemeos fazem não é arte de rua, e nada mais justo que “atravessar”, pois se o gemeos foram “coptados” pelo sistema querendo ou não, eles são apenas máscaras que disfarçam o verdadeiro tratamento que tem quem faz graffitti ou pixe na cidade.

    março 25, 2010 às 20:04

  8. vcs pint’ao muinto cara eu queria tanto conhecer vcs de perto mais eu n’ao consigo !

    eu vivo aqui no centro tentanto encontrar vcs mais eu n’ao acho de jeito nem hum ja cheguei at[e ficar na rua de madrugada pra ver si eu consiguia mais nada dos cara .. os gemeos !!

    abra;o e muinto boa sorteee!!!

    abril 1, 2010 às 16:42

Deixe um comentário

