Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Dica musical: O soul de Mayer Hawthorne

Foto por Robert Winter

Alma quente – por E. Ribas

Já ouviu falar de Mayer Hawthorne? Se não, tá de bobeira. Há tempos buscava motivo para falar do cantor no Per Raps, no entanto não tinha encontrado… Ainda. A Stones Thrown anunciou o lançamento do mais novo clipe de Mayer, “I Wish It Would Rain”, uma das faixas do primeiro CD do músico.

Mayer traz em seu trabalho o melhor que o soul pode oferecer, conseguindo inovar em um estilo que poucos se atrevem a “encarar”. Imagine uma mistura de Rick Astley com Amy Winehouse com um visual nerd The-Big-Bang-Theory-style e então começará a ter ideia de quem é o cara.

Um parênteses sobre as referências: Rick é um inglês que fez sucesso nos anos 80 com sua potente voz, que fazia o ouvinte desavisado achar que era um cantor negro, mas se deparavam com um branco, assim como é o caso das também inglesas Amy Winehouse e Duffy, por exemplo.

Mas o que faz de Mayer Hawthorne ainda mais interessante são suas habilidades. Ele consegue ser arranjador, cantor, engenheiro de som, multi-instrumentista e produtor ao mesmo tempo. Assim como outros grandes cantores – Maxwell, por exemplo-, Mayer nunca imaginou se tornar cantor. Até por que antes disso, Mayer atacava como DJ Haircut, produzindo grupos de rap como o Athletic Mic League, há pelo menos 10 anos. E Mayer tem apenas 29.

Você pode estar se perguntando também como o cara conseguiu um contrato com a Stones Throw, gravadora que revelou nomes como J-Dilla, Madlib, MF Doom e tantos outros. A resposta não está diretamente conectada a ligação do cantor com o rap, e sim pelo fato da gravadora ter obtido acesso a uma demo de Mayer. O resultado não poderia ser outro que não a paixão musical a primeira vista. O curioso é que até então, os “experimentos” do cantor se davam apenas em seu homestudio.

O resultado da história toda foi o aclamado Strange Arrangement, disco de 14 faixas, lançado no final de 2009. Por aqui você acompanha o lançamento do clipe “I Wish It Would Rain”. Dê o play, relaxe e volte no tempo.

Curtiu? Então vá atrás dessa pedra. E falando em pedra, não deixe de conferir a entrevista que o DJ e jornalista (Daniel) Tamenpi fez com Mayer Hawthorne no site da +Soma.

Mais:
Myspace
Stones Throw

Anúncios

3 Respostas

  1. amo!

    março 2, 2010 às 15:51

  2. Adoro estas dicas quentes!

    ;)

    março 2, 2010 às 18:48

  3. Mayer Hawthorne é demais!
    Ótima dica!
    Curto muito a versão que ele fez da música “Mr. Blue Sky”, da Electric Light Orchestra (ELO); Segue:

    beijos

    março 3, 2010 às 11:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s