Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Grafite no muro

Bombardeando por aí – por E. Ribas

Às vezes a melhor alternativa para vencer o marasmo é buscar vídeos interessantes pela web, certo? Se você curte Hip Hop, nada mais legal do que achar um clipe novo, uma música que acabou de sair, fotos de um show, movimentos de um b-boy ou b-girl, viradas absurdas de DJ’s ou um grafiteiro bombardeando um muro.

Pois nessas navegações, encontramos um vídeo bem legal do grafiteiro XguiX aka Guilherme Henrique Matsumoto. No vídeo, o cara aparece fazendo o rolê dele, que começa em um carro curtindo um som e parte pra uma tarde de grafite. XguiX e seu parceiro, o Verde, acabaram mostraram aquilo que muita gente ainda não conhece: o processo de criação de uma arte no muro. Primeiro vem a ideia, que geralmente vai primeiro pro papel, daí se escolhe o local, junta-se o material e a mágica então acontece.

Aproveitamos para conhecer um pouco mais da correria do grafiteiro, que desde 2007 se dedica a arte dos muros. O cara é formado em design, mas nas ruas prefere misturar técnica e instinto. Confira o vídeo do último bomb do grafiteiro.

Per Raps: De onde surgiu a ideia de começar a registrar seu trabalho? Como faz pra editar isso tudo depois?

XguiX: A ideia de registrar meus graffitis veio do meu gosto pela fotografia. Na faculdade pude aprender como usar máquinas profissionais de fotografia e recentemente pude comprar uma máquina boa para fazer meus registros, além do próprio registro dos trabalhos também procuro registrar as cenas de ruas da onde eu pinto, edito e trato as fotos depois em casa mesmo. O lance do vídeo veio da parceria que eu fiz com o Rodrigo da DJ SIDE TV (www.djsidetv.com.br), em que ele produziu o vídeo e editou para mim, com uso de duas câmeras, uma com a lente olho de peixe.

Per Raps: Qual o intuito de gravar a ação?
XguiX: Foi uma forma de registrar o trabalho diferente do que habitualmente faço com as fotos, e gostei muito do resultado final.

Per Raps: Como rola a escolha da trilha (que a propósito tá fodona)?
XguiX: A escolha das trilhas veio do meu próprio playlist, que quando meu celular ainda funcionava (risos) eu usava nos role de graffiti.

Per Raps: Em relação ao muro grafitado, você busca autorização do proprietário todas as vezes?
XguiX: Os trabalhos grandes e detalhados sempre rola autorização do dono do muro, mas em alguns casos não rola isso e acabo fazendo sem autorização. Logicamente é mais rápido do que quando tem autorização, se não rola o risco de parar na delegacia.

Per Raps: Quanto tempo demorou pra fazer o desenho todo?
XguiX: Chegamos no muro por volta de uma hora da tarde, rolou uma chuva e acabamos por volta das 18h.

Per Raps: Como você definiria seu estilo no grafite e o que o grafite significa pra você?
XguiX: Eu definiria como uma forma caricata de representar o mundo de outra forma – vezes psicodélico, vezes da forma que me sinto. Mas também gosto muito de fazer letras, o graffiti para mim representa uma nova fase da minha vida, na qual eu sei que não vou mais parar porque funciona como uma terapia e o rolê do graffiti só quem faz sabe como é a melhor coisa do mundo.

Mais:

Flickr

Uma resposta

  1. Pingback: uberVU - social comments

Deixe um comentário

