Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Scratch: The Ultimate DJ

Antes de mais nada, gostaríamos de esclarecer que ainda não tivemos a oportunidade de testar o jogo e que este não é um post patrocinado (mas gostaríamos muito que fosse e, se os fabricantes estiverem procurando gente pra testar no Brasil, vem cum nóiz!).

Um novo caminho para os DJ’s (a evolução do Serato) – por Daniel Cunha

Um dos motivos pelos quais o Hip Hop possui uma estética tão atraente para a publicidade (principalmente lá fora) é o modo como consegue capturar e prender a atenção das pessoas. O freestyle para o MC, o break para o b-boy e o grafite são artes complexas para quem faz, mas simples de serem assimiladas e admiradas por quem está vendo de fora.

No caso do DJ, responsável pelo comando das festas, há ainda algo que chama mais atenção: as performances. E nelas, o centro das atenções é o scratch, a arte de riscar os discos de vinil e tirar deles sons completamente diferentes do que qualquer outro instrumento é capaz.

Mas por mais que a atividade do DJ de performance seja tão chamativa, iniciar uma empreitada nessa área não é tarefa das mais fáceis e poucos são os que se arriscam a começar do nada. É quase uma regra que os maiores DJ’s de Hip Hop que conhecemos começaram por influência e incentivo de alguém que já era DJ, seja um familiar, um amigo, um tutor. São raríssimos os casos de Disc Jóqueis autodidatas. A maior razão para isso é, certamente, o preço dos equipamentos. Para se aventurar nessa área, são necessários no mínimo um par de toca discos e um mixer, e você dificilmente conseguirá adquirir um combo desses por menos de R$ 2 mil.

Aos poucos, a tecnologia nos apresenta alternativas que podem amenizar esse problema, e um dos grandes avanços pode estar chegando em maio, diretamente do mundo dos games: Scratch: The Ultimate DJ, que será lançado para Playstation 3 e Xbox 360, utiliza um sistema semelhante aos jogos DJ Hero e ao clássico Guitar Hero, e promete reproduzir sensações reais de scratch e beat making aos jogadores.

A plataforma foi desenvolvida por profissionais da Numark, conceituada marca de equipamentos para DJs. O controle foi batizado pelos criadores de scratch deck. Com cinco botões idênticos (tanto na aparência quanto na funcionalidade) a pads de MPC, um prato para o vinil e um crossfader, o resultado, pelo menos pelo que vimos dos vídeos até agora, é impressionante.

Os responsáveis garantem uma resposta de torque (motor dos toca discos) do prato idêntica à de equipamentos recentemente lançados pela empresa; ou seja, a real sensação de estar controlando um toca discos. Nas palavras do Dj Nu-Mark, do grupo Jurassic 5, que está participando da promoção do game, “depois de jogar o jogo, o próximo passo dos jovens será o de se arriscarem em toca discos e MPCs reais”.

Além dos objetivos pré-estipulados pelo jogo, o jogador poderá participar de sessões de freestyle de scratches, o que aumenta ainda mais a característica de introdução ao mundo dos DJs. Com cerca de 60 músicas (predominantemente de Rap), o jogo ainda terá uma sessão de estúdio, onde o aspirante a DJ poderá importar um sample específico para ser usado com as outras músicas, buscando uma ainda maior interação dos participantes com o video game.

O site Radar Urbano anunciou há alguns dias que o jogo contará com seis personagens DJ’s: três homens e três mulheres, e que, entre a trilha sonora, poderemos encontrar nomes como Kanye West, Beastie Boys, Run DMC, Black Eyed Peas, Eric B and Rakim e Tech N9ne, entre outros.

Mais informações no site do jogo Scratch: The Ultimate DJ.

Anúncios

Uma resposta

  1. Texto bem loco sobre os 7 anos da morte de Sabotage no site da firma!

    http://sitedafirma.blogspot.com/2010/01/7-anos-sem-sabotage.html

    janeiro 27, 2010 às 15:20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s