Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Adeus 2009, cai dentro 2010!

getty images

“Tic tac, o tempo vai passando”. É realmente espantoso como um ano pode passar tão rápido. Obviamente isso depende muito da sua correria e vai de pessoa para pessoa, mas por aqui, o processo foi intenso! Felizmente, o trabalho realizado neste ano trouxe muita alegria a equipe do Per Raps.

Foi em 2009 que o blog completou seu primeiro ano, fato que revelou o quanto os leitores de maneira geral, os comunicadores do hip hop e todos aqueles que fazem a cultura hip hop acontecer, respeitam esse trabalho. Recebemos mixtapes de presente, imagens e comentários inspiradores. Tudo isso serviu para seguirmos em frente, sempre fugindo do senso comum e buscando o que, a nosso ver, há de encantador e fascinante na cultura urbana, e prioritariamente, no rap.

Esse reconhecimento fez com que a equipe intensificasse o trabalho, buscando sempre se manter em movimento, encarando os novos desafios que a proposta do blog pedia. Fomos cobrados, vezes de formas mais brandas e outras mais duras, mas isso só nos mostrou que o caminho de ladrilhos percorrido era cheio de obstáculos, mas que ainda assim valia a pena seguir em frente.

Podemos considerar que há um fator potencializador, dado pelo momento criativo, intenso e participativo da comunicação independente atual. E não me refiro apenas a comunicação do hip hop, cuja rede se integra mais a cada dia, mas também falo a respeito de blogs, sites, redes sociais e tantos outros espaços cibernéticos que se mostraram mais simpáticos ao rap e ao hip hop como um todo. Com isso, vem a maior responsabilidade, em tempos em que a internet ganha força, mas começa a ter sua liberdade “plena” questionada.

No entanto, os envolvidos com o Per Raps possuem a consciência de que há uma grande dificuldade de retratar a cena como se fosse algo homogêneo. Rap é rap, mas isso não quer dizer que não há diferenciações entre o som do grupo X ou Y. Vale lembrar também que o conteúdo do blog é feito nas “brechas” que o dia a dia permite. Somando isso tudo, fica praticamente impossível falar de todas facetas do rap em um só espaço, daí a importância de valorizarmos a gama de fontes de informação que temos disponíveis hoje.

Assim como qualquer veículo de comunicação, por aqui temos uma linha editorial, que a cada dia fica mais clara para quem escreve e também para quem lê. Esse é inclusive um dos grandes desafios para 2010: deixar clara a identidade do Per Raps. E pra que serviria isso? Para que o leitor saiba de antemão o que pode encontrar no site ou blog que ele vai parar para ler. Se agradar, seja bem-vindo. Caso contrário, existirá uma série de opções para se encontrar o conteúdo procurado.

Como é de praxe, o ano termina com um pequeno balanço e alguma promessa. O breve balanço foi feito, a promessa é de continuarmos com a boa qualidade do serviço prestado e da informação levada ao leitor, buscando sempre que possível utilizar o máximo de possibilidades que a web permite, focando principalmente aos textos, as imagens e a interatividade.

Por habitarmos redações e espaços da mídia, temos a consciência de que o rap foi melhor recebido em 2009, vide o maior volume de matérias publicadas e a própria grande entrevista feita com Mano Brown pela Rolling Stone. De olho nisso, o papel dos comunicadores independentes será fundamental para pautar a grande mídia, servindo como uma espécie de ponte, além de serem aqueles que exigirão o respeito que a cultura hip hop e todos elementos da cultura urbana devem ter.

Por último, mas não menos importante, buscaremos mostrar o que acontece fora do tal “eixo”, trazendo o que acontece de melhor além das fronteiras Rio/São Paulo e até além-mar. Que venha 2010!

Se liga nesse video acima, que retratou alguns dos principais fatos de 2009. A retrospectiva vai de gripe suína até o contestado prêmio Nobel recebido por Barack Obama. Tudo isso é mostrado da forma mais divertida possível. Feliz 2010!

Anúncios

Uma resposta

  1. então que venha 2010!

    dezembro 30, 2009 às 17:32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s