Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Documentário: o rap em Moçambique

Ter 20 anos em Maputo

No meio do ano, um documentário muito interessante chegou às mãos dos integrantes do Per Raps. Se trata de uma produção de alunos universitários sobre a cena do rap em Moçambique, mais precisamente na capital, Maputo. Entre os autores, autodenominados “Exploradores da História”, está o brasileiro Antonio Neto, estudante da USP que estava em intercâmbio durante a produção do documentário.

Com a devida autorização de Antonio, o Per Raps divulga aqui o vídeo, dividido em três partes, que conta com a participação de alguns integrantes do movimento, entre eles Azagaia, o principal MC do país.

Fizemos algumas perguntas para Antonio para que falasse um pouco mais sobre o vídeo:

Per Raps: O que você estava fazendo em Maputo e como surgiu a ideia do documentário?
Antonio: Bom, eu cheguei em Maputo no começo de 2008 em um intercâmbio da faculdade, e no fim do ano eu fiquei sabendo de uma formação em documentário para jovens com o tema “Ter 20 anos em Maputo”. Apesar de nunca ter mexido com audiovisual me inscrevi, e fui chamado com mais 12 pessoas, sendo 11 moçambicanos e 1 congolês – e claro, só eu de brasileiro. Fomos divididos em 3 grupos que fariam 3 documentários diferentes, e após uma semana de conversa, meu grupo resolveu falar sobre a percepção dos jovens sobre “ser moçambicano”, e escolhemos falar com pessoas do hip-hop pois se trata de uma manifestação importante e difundida entre os jovens hoje.

Per Raps: E o processo de filmagem? Você já conhecia os entrevistados, como chegou a eles?
Antonio: O processo de filmagem foi muito rápido, tivemos menos de uma semana pra fazer os contatos, a filmagem e a montagem. Um dos integrantes do nosso grupo trabalha com hip-hop e fazia algumas mixagens no estúdio do Claudino (Kaximbo da Paz, o personagem “principal”). Quanto ao Azagaia, que é o principal artista de hip-hop do país, além dele também ter feito trabalhos nesse estúdio, um outro integrante do grupo tinha o contato por já ter feito uma entrevista/matéria com ele antes.

Per Raps: Você chegou a fazer alguma exibição do vídeo? Ainda pretende fazer algo nesse sentido?
Antonio: A formação que deu origem ao documentário fazia parte de um festival internacional de documentários em Maputo, chamado Dockanema, e portanto o filme foi exibido no dia de encerramento do festival. Além disso, ele foi exibido em universidades do Norte de Moçambique e re-exibido no Dockanema 2009. Aqui no Brasil ainda não fiz nenhuma exibição, já tentei organizar algo com uma produtora mas acabou “esfriando”, e ainda é possível que eu exiba na minha faculdade. De qualquer forma, ainda pretendo exibi-lo pois acho que é um material bem interessante e diferente não só pras pessoas que gostam de hip-hop, mas também que tem interesse em saber como é a vida na “África”.

Per Raps: Você já tinha alguma relação com o rap feito no Brasil?
Antonio: Sinceramente, eu tinha pouco conhecimento do rap brasileiro antes de ir pra Moçambique. Tenho amigos que fazem filmagens e se envolvem nesse meio, mas só fui me aprofundar no assunto depois que voltei.

“Exploradores da História”:
Antonio Neto
Edson Mahanjane
Eugenio Benhe
Inadelso Cossa
Rui Chissico

O que achou do documentário “Ter 20 anos em Maputo”? Já conhecia o rap de Moçambique? Comente!

2 Respostas

  1. Parabéns irmãos, iniciativa muito foda!

    novembro 25, 2009 às 07:49

  2. Bruprec

    PAZ IRMAOS ,MORO NO ESTADO DO ESPITO SANTO NO BRASIL ME IDENTIFIQUEI COM SUAS IDEIAS,O RAP É ISSO MESMO PROTESTO DEUNCIA E INFORMAÇAO, FUTURAMENTE QUERO INPLANTAR ESSA INICIATIVA SUAS AQUI, POR AQUI A MIDIA TBM NAO DA ESPASSO PRO VERDADEIRO RAP,E TEMOS QUE SER IDEPENDENTES MESMO IRMAO ,AÊ CONTINU NA FIRMAO AI IRMAOS VOCE JA É VENCEDOR E VAI TER MUITAS CONQUISTAS PELA FRENTE PODE ACREDITA NISSO ,PAZ IRMAOS !! SE POSSIVEL VE MEU VIDEO NO YOTUB (BRU PRE C REVOLTADO )E DIVULGA AI PRA MIM PAZ

    setembro 20, 2010 às 17:36

Deixe um comentário

