Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Grafitou? O Kassab apaga!

Kassab contra-ataca e a cidade segue cinza – E. Ribas

Construção do mural na 23 de Maio (12/09/09) por Moacyr Lopes

Construção do mural na 23 de Maio (12/09/09) por Moacyr Lopes

Domingo, mais um dia comum na cidade cinza de concreto e aço. Os carros vem e vão por uma das avenidas mais movimentadas de Sampa, a 23 de Maio. No entanto, a paisagem muda de figura quando as duas laterais da via são ocupadas por grafiteiros e pixadores, cobrindo a extensão de quase um quilômetro da calçada. Você pode estar se perguntando: mas o que aquele povo fazia por lá? Um protesto. O alvo? Aquilo que foi chamado de “cinza do Kassab”. Sim, Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo.

Desde o início de seu governo, uma das plataformas políticas do prefeito foi a “Lei Cidade Limpa”, que visava “despoluir” visualmente a capital paulista. Cartazes, outdoors e fachadas de lojas foram retiradas em prol da lei. Até um muro grafitado (de grandes proporções) foi apagado sem qualquer aviso prévio na própria 23. E a arte era de nada mais, nada menos que os conceituados OsGêmeos (os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo), Nina e Nunca.

A atitude pegou mal e a prefeitura resolveu fazer um convite “formal” para que esses artistas pintassem novamente os muros da mesma avenida. Leia mais no postMake it Better?“.

Não contentes com a atenção demasiada de Gilberto Kassab pela arte nos muros da cidade,cerca de 150 pixadores e grafiteiros tomaram a atitude de mostrar que, se assim o povo quiser, a cidade vai ter arte, sim! Como era de se esperar, a polícia foi mandada ao local para intimidar a realização das obras, e acabou detendo pelo menos 9 participantes. No entanto, o próprio delegado que cuidou do caso, Milton Coccaro, entendeu que nenhum dos participantes tinha a intenção de deteriorar o “patrimônio”.

Enquadro da PM na 23 de Maio (Do flickr de Limakita)

Enquadro da PM na 23 de Maio (Do flickr de Limakita)

Já a prefeitura, nesse caso se mostrou tão eficiente em trazer de volta o cinza da cidade que, já no mesmo dia, tratou de iniciar a pintura do muro. Devido a chuva, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras informou que interromperam temporariamente os trabalhos. No entanto, assim que a chuva cessar, deverão retomar.

O prefeito Kassab pretende cadastrar alguns pontos na cidade onde os grafiteiros poderão exibir sua arte. Só que para as eleições de 2010, Kassab terá que ser mais flexível em relação a “Cidade Limpa”, e terá que aceitar as propagandas eleitorais. Isso, pois uma lei municipal não tem poder para se sobrepor às regras do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No entanto, Kassab diz que aguarda um projeto no Senado que estenderia a lei para o país inteiro. E taca cinza na Geni, ops, em Sampa!

*Com informações da Folha de S. Paulo.

Apaguem os problemas da cidade e não o graffiti”, registro de uma frase do grafite feito por Mundano.

Anúncios

8 Respostas

  1. Ana Cristina

    Mas o que se há de fazer? As pessoas não sabem votar…
    Colhe-se os frutos, estragados no caso

    setembro 14, 2009 às 20:16

  2. O problema do Kassab é que ele é indeciso, ainda não se ligou de que não adiantará nada ele ficar no arMário. Só tem a perder. Ai ele senta no pau de todo mundo, quero dizer, senta o pau em todo mundo, e mete a boca!

    Gente igual ao Kassab, não vê o grafite como uma arte, afinal de contas, para esse tipo de gente, arte é aquilo que você vê em galerias, esculturas, recitais, balé e tal. Ele deve adorar esculturas de homens pelados, feitas em pedra sabão (ele deve gostar mais ainda quando o sabão cai no chão)! Mas a Venus de Milus não, ela mostra os peitinho, e ele acha “O Ó”!

    Crime por crime, acho que ferir o Constituição é o pior de todos, como oprimir a liberdade de expressão, seja lá ela como for, seja com gente pelada, grafite, música, o diabo que o for. Mas ele prefere seu armário, deve ser quentinho, artístico e lá dentro ninguém vê o que ele está fazendo.

    setembro 14, 2009 às 20:53

  3. Copy/Past

    ...

    A tinta é a nossa arma.

    ContraPonto – ContraFluxo

    …Pelas ruas da cidade a tinta coloria o muro
    Sigo passando apuros mas to nessa até o fim
    Arriscando meu pescoço deus conosco sigo assim
    Borrifando sem enrosco preto fosco colorgin
    Coisas que ninguém explica eu comento
    Muita gente identifica no trajeto
    Aprendi fazer da zica um amuleto
    Som que é desmistifica o alfabeto
    E é isso que faz sentir que ainda vivo
    Isso e quase como um curativo
    Pura adrenalina a cada traço, a cada passo dessa sina
    E meu mapa da mina no processo criativo
    E como o sol chegando quando o tempo e nebuloso
    E chuva no deserto e algo precioso
    Das ruas oriundo, sozinho e que vou fundo
    Vida perfeita e isto viver com os dedos imundos…

    Isso aqui é mais que um Hino é uma oração pra mim.

    XD

    Ref.: http://psysapiens.blogspot.com/2008/05/vida-perfeita-e-isto-viver-com-os-dedos.html

    setembro 14, 2009 às 20:57

  4. Pingback: » Apaguem os problemas da cidade e não o “raffiti”. Tudo Podre – Porque toda crítica é construtiva.

  5. o problema desse evento é que só colo bafo!

    setembro 14, 2009 às 22:02

    • Vinicius Duarte

      Aí, ó! Por isso que o movimento não anda. Vocês se discriminam entre si mesmos…

      setembro 15, 2009 às 17:50

  6. Pouco mais de uma semana após uma tempestade colocar SP em estado de caos

    O Governador José Serra diz que a culpa é (acreditem) da natureza,

    Já o Prefeito Kassab com sua mente sempre genial teve uma idéia brilhante diminuir em mais de 10% os recursos destinados a varrição e limpeza da cidade.

    As empresas responsáveis pela coleta do lixo, por sua vez, tentam baixar os custos, diminuindo os gastos com a coleta seletiva e misturam todos os materiais, reciclados junto com o lixo orgânico.

    Dessa forma, o Kassab vai cada vez mais juntando dinheiro nos cofres para poder seguir os passos do seu Mestre Serra, financiar megas campanhas políticas, transformar a cidade de SP em um mega lixo urbano.

    E nós?

    Nós os paulistanos votamos nos mesmos e ficamos felizes ao ver a cidade cada vez mais suja, ar sujo, aterros sanitários transbordando, ruas sujas, reciclagem zero, politicos sujos.

    E os muros cinzas para deleite da população.

    setembro 16, 2009 às 11:46

  7. Boca Livre

    PARTICIPE DA CAMPANHA FORA KASSAB DEMOCRATAS/PSDB NUNCA MAIS, não votando em ninguém desses dois partidos seja para que cargo for.

    Contra as medidas antipopulares desse Prefeito demente, herança do Sr. José Serra que ninguém pediu, você evangélico, motoboy, cAminhoneiro, vítima de enchentes, proprietário de ônibus fretado, feirante, PARTICIPE, ajude a limpar a polítiica Brasileira.

    Chega de sangrar o povo de SP!!!!

    Pelo fim da cobrança da taxa de Inspeção veicular, contra o monopólio da controlar, pelo fim da Indústria de Multas, chega de mensalão , chega de SP. PAGAR A CONTA, ACORDA São Paulo !!!! ACORDA BRASIL !!
    FORA SERRA FORA KASSAB.

    agosto 17, 2010 às 13:04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s