Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Parabéns, Per Raps!

200245743-001

“Perhaps? Per Raps!” – por E. Ribas

Hoje, dia 11 de setembro de 2009, faz exatamente um ano que o blog Per Raps passou a existir. Por isso, estamos em festa! Para celebrar essa data, instituiremos comemorações a partir de hoje até o dia 11 do mês de outubro. Por enquanto, não aguarde festas ou coisa do tipo, mas fique atento a materiais exclusivos por aqui. Tudo começa com a nova cara, já que aquela antiga estava meio “passada”. Essa nova é mais “funcional”, mas sabemos que talvez precisemos de um tempo para adaptação.

Nesse um ano, muita coisa aconteceu, assim como permitiu a equipe e aos parceiros do blog muitas experiências bacanas. De feedback dos leitores, fica a idéia de que conseguimos levar um conteúdo interessante feito especialmente para VOCÊ ler. E isso é muito importante para nós. Voltando ao papo do niver: quando as pessoas fazem aniversário, geralmente querem festa, param um minuto para refletir, ficam felizes por terem vivido mais um ano ou tristes por estarem um ano mais velhas. Nós do Per Raps sentimos a necessidade de alguns esclarecimentos, digamos assim.

O assunto: linha editorial. Mas primeiro, o que é uma linha editorial? Basicamente, é a linha de conteúdo que um veículo de comunicação segue. É a escolha entre: isso entra e aquilo não. Os grandes veículos como o jornal Estado de S. Paulo ou a revista Carta Capital, possuem sua linha. E é no editorial que você saca qual o conjunto de ideias que regem aquele veículo. Se você lê o Estadão, vai reparar uma linha mais conservadora, defendendo os direitos da chamada “direita”. Já na Carta Capital, vai reparar uma análise mais crítica com tendências mais a “esquerda” (não totalmente, claro).

No Per Raps não é diferente! Muita gente cobra nos comentários ou nos e-mails: por que vocês não falaram do meu single ou da minha mixtape? Por que não falam da cena rap no Pará ou vão lá falar com o Dj que costumava fazer festa lá na quebrada? Respondo: temos uma tal linha editorial que se baseia no gosto pessoal da equipe e no que está ao alcance dela. Trabalhamos no blog apenas no nosso horário livre que, pelo fato de fazermos a parada por amor mesmo, se resume a todo e qualquer momento livre que possa ser usado na internet. Mas ainda assim, não é o suficiente!

Intervalo para o café no trabalho? “Ok, tomo o café na mesa e penso num post pro blog. Ah, quem sabe tuitar algo? Boa!” E é mais ou menos por aí. Por que falamos tanto da cena de Sampa? Porque somos de Sampa! Consequentemente, acabamos respirando mais a cena daqui. Porque não falam dos gansgtas? Pelo fato desse tipo de som não ser o que a equipe que faz o blog ouve mais. É nessa parte que entram os colaboradores. Muita gente pede tal texto ou tal entrevista, mas poucos dizem: posso entrevistar o Facção Central? E nisso o blog acabou ficando com a cara do gosto da equipe. Quem sabe um dia, se o blog virar um site e tiver uma equipe grande, não exista espaço para contemplar a cena como um todo?

Você deve ter reparado também que falamos muito mais da cena nacional do que da gringa. Isso porque queremos dar voz aos nossos representantes e continuaremos fazendo isso. Mas é claro que você vai ler algo do Jay Z, do Blu, do Black Milk, da Invincible, da Erykah Badu, do Common, do De La Soul, J Dilla e tantos outros que fizeram ou fazem o rap ser o que é no mundo todo até hoje! Enquanto o blog for independente e não depender do setor de marketing – que dita certas matérias em revistas, jornais, rádios e tvs -, podemos manter a postura de falar daquilo que achamos que temos que falar.

Continuaremos dando peso ao rap nacional, mas abriremos espaço para o máximo de derivações da cultura de rua possível. Cabe aqui um mea culpa de termos falado pouco com b-boys, b-girls e grafiteiros(as), mas sempre que possível, falamos deles. Mea culpa também nos textos que nos empolgamos e fazemos longos demais, assim como a primeira entrevista que fizemos com o Emicida, por exemplo. Tem como não falar daquele monte de história boa que o mano conta? Faltam mais videos das entrevistas que fazemos e mais música para ouvir, já que não subimos muita coisa pra download. Mas tenha certeza de que esses são alguns dos desafios que motivarão o Per Raps para seu ano II.

Agradecemos os vários comentários, os milhares de acessos, os e-mails, as prosas pelas ruas, as parcerias, as retuitadas, o pensamento positivo, a consideração e a moral. Um salve para a velha guarda da comunicação do hip hop (com todo o respeito) e a nova, assim como o povo da old e da new school do rap, pois sem eles não haveria sentido na existência do Per Raps. A todos os apoiadores que ficam nos bastidores, que indicam pautas, corrigem besteiras que às vezes escrevemos, apontam caminhos, botam fé e fazem a preza. Não queria cair no clichê, mas “vâmo que vâmo, que o som não pode parar”!

—–

Para comemorar esse nosso primeiro aniversário, o Daniel Cunha, pautado pelo seu gosto pessoal, preparou uma mixtape (ou seria mais honesto chamar de playlist?) com 12 músicas de artistas que passaram pelas páginas do Per Raps durante esse ano. Essa não é e nunca foi nossa especialidade, mas dessa vez não resistimos. Aliás, essa é uma das novidades que você vai poder encontrar por aqui nessa nossa nova fase: mixtapes e playlists de diversos estilos e autores variados. Fique ligado!

Agora aperte o play e aproveite para ler as matérias do Per Raps que você não vai se arrepender. Boa diversão!

Mixtape Per Raps 1 ano by danielcunha7

1 . Elo da Corrente – “Sementes de luz”
2. Pentágono – “Do Senhor”
3. Savave – “Deixa que é nóiz”
4. Projeto Manada – “Zueira”
5. Doncesão – “Deixo a vida suspirar”
6. Kamau – “Parte de mim”
7. Parteum – “Enigma”
8. Subsolo – “Destruir”
9. Contra Fluxo – “Ruas”
10. Emicida – “Hey Rap”
11. Sombra – “Nóiz capota + não breka”
12. Gutierrez – “Porradão de baile”

Anúncios

19 Respostas

  1. How How! O Blog é noiz! Parabéns família, me sinto parte desta porra de verdade!

    Rumo a eternidade do hip-hop!

    Um só…

    setembro 11, 2009 às 07:20

  2. Parabéns!!!! continuo fã e leitor do Blog! Hj e sempre!

    setembro 11, 2009 às 09:13

  3. Ygor S.

    Parabéns Eduardo e toda a equipe do blog.
    Continuem na ativa … São pessoas como vocês que fazem a parada por amor que não deixam o movimento parar.

    PAZ e vida longa a todos.

    YS

    setembro 11, 2009 às 09:44

  4. Carlinhos

    Salve “Per Raps”!
    PARABÉNS Pela Caminhada!
    Acesso Sites Ligado ao HipHop (Rap) à Bastante Tempo.
    Desde o RealHipHop, Bocada-Forte até Hj!
    E o Per Raps Já Está Entre os “Grandes” já Nesse 1º Ano de Existência!
    Na Minha Humilde Opinião!
    Obs: Rap Nacional é NóiZ!Rs…

    Abraços!

    setembro 11, 2009 às 10:17

  5. W. Cerqueira

    Parabéns, Per Raps!

    Que este novo ano no ar seja de muito mais sucesso, que este primeiro ano.

    Abraços…

    setembro 11, 2009 às 11:10

  6. W. Cerqueira

    Primeiro ano que já foi FENOMENAL né.

    setembro 11, 2009 às 11:11

  7. Parabéns família!
    Tamu junto.

    abs.

    setembro 11, 2009 às 11:49

  8. Parabéns Per Raps, pelo bom trabalho.
    paz e força na caminhada.

    abraço

    setembro 11, 2009 às 12:02

  9. Aeeee!
    Que orgulho!
    Nossa, nem acreditei quando o Du me falou que chegou a um ano…parece que foi ontem meeesmo! O blog ainda com poucos posts, caminhando aos poucos, mas desde o início com pautas interessantes, bem escritas, visú bacana, clean…e muito bom gosto!
    Agora tem até meninas, que firmeza!
    Parabéns, vida longa ao Perraps!!!
    beijos!

    setembro 11, 2009 às 12:02

  10. Gusta

    Parabéns Per Raps!
    Nao acompanhei desde o início – jurava que o blog tinha bem mais tempo!
    Desde que eu conheci, no final do ano passado, o Per Raps se tornou pra mim um dos veículos mais interessantes pra saber das novidades desse mundo q a gente ama tanto.

    Parabéns de novo aê

    abraços a toda a equipe.

    setembro 11, 2009 às 13:36

  11. Parabéns pelo trampo. Os dias passam, as dificuldades aumentam….Vida longa ao Per Raps!

    setembro 11, 2009 às 14:45

  12. Parabéns Peer Raps! Lembro quando conheci este blog! “bom pacaralho”! e continua sendo, como sempre foi! Parabéns Duardo! Sumemo!!

    setembro 11, 2009 às 15:16

  13. SALVE SALVE PER RAPS

    PARABENS
    MUITAS FELICIDADES
    MUITOS ANOS DE VIDA

    MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO, PELAS DIVULGAÇÕES E PELO TRABALHO REALIZADO

    HOJE É DIA DE FESTA

    PAZ

    AFRO
    R.A.
    360º!!!

    setembro 11, 2009 às 20:24

  14. parabens per raps pela qualidade e seriedade nas informações aqui passadas.

    o novo visual do bang quebro tudo
    sucesso. é nóis!

    setembro 11, 2009 às 21:08

  15. Fala aí pessoal do Per Raps!
    Realmente parece que foi ontem mesmo. Me lembro do primeiro contato que fizemos quando o blog começou e na sequência a participação de vocês na festa de 1 ano do Freestyle. Logo vi que seria mais um monstro pra somar e colaborar com o Rap brazuca, por isso já logo rolou a participação na primeira edição do programa Hip Hop Comunicação! Foi um prazer enorme trocar idéias com vocês durante este um ano de atividades do Per Raps! Pessoas dedicadas e bacanas, feras como vocês ainda darão muito mais o que falar durante mais anos. Muito bacana poder estar junto com o Per Raps. O Rap nacional precisa de atitudes e iniciativas com a do Blog: Qualidade, credibilidade e inteligência na informação!
    Parabéns Daniel, Eduardo, Carol e Nathalia!
    Não vou falar pra vocês “continuarem nessa caminhada” porque nessa pegada que vocês estão sei que não vão parar!
    Grande abraço a todos!

    Vida longa à essas feras aí meu, ô loko!!!!!!!

    Marcílio
    P. Freestyle!

    setembro 11, 2009 às 21:59

  16. Parabéns, e na hora que desanimarem de postar algo ou não estiverem com tempo, ou se estiverem de saco cheio pq. não receberam um centavo por dedicaram o precioso tempo de vcs em prol de algo que “não dá retorno financeiro”, não desistam pois somos a resistência! o dinheiro não é o objetivo. Quem ta nessa por dinheiro vai ganhar dinheiro mas não vai ganhar algo mais valioso que o dinheiro.. a maioria dos artistas se iludem pois buscam o dinheiro como recompensa pela sua arte!

    Pra muitos, blogs como este são fontes de conhecimento e informação…

    Gostaria que vocês continuassem sempre atuais e priorisando quem não ta nessa pelo dinheiro (de verdade)!

    e é aquilo: playlist , mixtape, track, pista, faixa, tudo faz barulho, a classificação vai de acordo com a vaidade individual! profissional ou amador todos tem o mesmo valor! e em toda casa tem um espelho pra neguim não se enganar hehehehe !

    Parabéns!

    setembro 14, 2009 às 09:59

  17. Underlock

    Vocês atualmente estão entre os melhores que cobrem a cena do Rap e da rua em geral.
    Tenho o prazer de acompanhar o blog desde o ínicio. Vocês conseguiram melhorar um trabalho que já era bom. E o gráfico não para…

    Parabéns.

    setembro 14, 2009 às 11:32

  18. Pingback: Per Raps » Blog Archive » Per Raps TV: vídeos do Per Raps

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s