Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Skate e Inclusão Social

Sandro Soares, Skate na CASA

Sandro Soares, Skate na CASA (Divulgação)

“Caiu, não venceu, levanta e tenta de novo no skate e na vida”

Um assunto que é sempre bem comentado é a tal da inclusão social. Todo mundo sabe do quê se trata, mas poucas pessoas fazem com que o abismo social diminua.

As conseqüências de tantos braços cruzados são catastróficas. Mas contrariando as estatísticas existem ONGs e até algumas empresas privadas que já perceberam que é essencial ter uma veia social. Entre essas pessoas que substituem a função dos órgãos, teoricamente competentes, está o skatista Sandro Soares.

Testinha , como é conhecido no mundo do skate, é ciente da eficiência da prática do esporte como inclusão social. E como todo skatista, insistente que só, conseguiu levar, através de uma coincidência (Sandro, o Soares, se aproveitou do chara Sandro Dias para entrar na antiga FEBEM, pela primeira vez, em uma demo de skate), carrinho para dentro da Fundação CASA, antiga FEBEM.

Sandro trabalhou como voluntário nas extintas unidades do Tatuapé desde 2000 e em 2004 foi contratado pela Fundação para expandir o projeto para outras unidades. Ele acredita que a iniciativa é mais eficaz do que qualquer projeto do governo, que é distante da realidade dos garotos,- “Eu tenho orgulho de fazer parte de uma equipe que está mudando a política de atendimento no Estado de São Paulo”.

O empreendedor social leva a filosofia do skate à vida:“Quando o menino toma um tombo, precisa levantar e ver onde errou. A CASA é um tombo, ele precisa ver onde errou e depois acertar a manobra da vida”.

Sandro e os internos da unidade Itaquera da Fundação

Sandro e os internos da unidade Itaquera da Fundação (Divulgação)

O projeto que começa dentro dos muros da CASA e ultrapassa essa barreira. De tempos em tempos, é realizado o Torneio Estadual de Skate na Fundação CASA e os atletas internos são escolhidos de acordo com a freqüência nas aulas de skate e pelo bom comportamento. Destaques nas primeiras edições, Michel Ângelo e Alexandre Pacíficos, quando saíram da Fundação, receberam apoio de patrocinadores e atualmente ministram aulas de skate no Clube Escola Vila Madalena- Desafio Oeste.

A integração não para por ai quando os meninos são “desinternados”- “Problemas eles ainda têm, mas a maneira de resolver mudou por causa do skate”. E é o skate que os mantém longe da criminalidade.

O projeto Skate na CASA é conhecido no Brasil e fora dele. Por aqui, recebeu o Prêmio Esporte e Cidadania – No início do ano de 2008, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolve com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O prêmio foi entregue pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

Testinha e Mike Vallely, em sua passagem pelo Brasil- 2008.

Testinha e Mike Vallely no Brasil/2008 (Divulgação)

No mesmo ano, o skatista profissional Mike Vallely esteve no Brasil e conheceu os projetos de Testinha na unidade Ferraz de Vasconcelos da Fundação CASA. Na ocasião, Mike V. captou imagens do projeto para seu programa Drive, na Fuel TV.

Além do projeto na Fundação CASA, Sandro Soares atua na Associação de Skatistas de Poá, SP, também em prol do skate como instrumento de inclusão social.

____________

Festa

Sombra

Divulgação (www.myspace.com/semsombradeduvida)

Sombra e Projeto Nave no “Hip Hop no Rio Verde”

No dia 28 de maio (quinta-feira), Sombra se apresenta no projeto “Hip-Hop no Rio Verde” acompanhado dos músicos do Projeto Nave – recentemente apontado pela revista “Jazz+” como um dos principais representantes no atual cenário mundial do nú-jazz.

A apresentação, que acontecerá por volta das 21h30, será no estúdio com capacidade para 58 pessoas e o registro do show passa a constituir o “acervo ao vivo” do Centro Cultural.

No show, Sombra vai mostrar um pouco dos seus 15 anos de trajetória no Rap, além de cantar faixas de seu primeiro álbum solo “Sem sombra de dúvida” (2008).

Mais informações:
http://www.myspace.com/semsombradeduvida.

Serviço:

Hip-Hop no Rio Verde @ MC Sombra
Rua Belmiro Braga, 119 (Vila Madalena)
Horário: das 20h às 23h30
Tel: 3459-5321
Entrada: preço único – R$ 10,00
http://www.centroculturalrioverde.com.br

Anúncios

4 Respostas

  1. OTIMO SABER QUE O SKATE TMB PODE SER UMA FORMA DE FORMAÇÃO DE CARÁTER…

    PARABENS PER RAPS PELA INFORMAÇÃO

    maio 27, 2009 às 05:48

  2. Fernanda

    Dahora, manda muito…

    maio 27, 2009 às 15:02

    • Sandro Téstinha

      Valeu pelo apoio, galera…

      junho 15, 2009 às 18:04

  3. luciana

    Parabéns pelo seu trabalho, são pessoas como vc que fazem a diferença.

    julho 11, 2009 às 03:15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s