Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

10 anos de Pau-de-dá-em-doido

pdd 10 anos
Pau-de-dá-em-doido é o selooo, us malokêêêroo

O selo independente Pau-de-dá-em-doido, oriundo de Santo André, na Grande São Paulo, comemorou dez anos de história em evento promovido pela Revista Elementos e realizado no espaço destinado ao H4 – Hip-Hop Happy Hour, no centro de São Paulo, na última terça-feira (19). Quem compareceu assistiu a uma bela performance dos Djs Nato PK e Big Edy, que rolaram diversos clássicos do rap nacional e em seguida gravaram, ao vivo e à cores, uma mixtape só com sons do selo, que foi distribuída aos presentes no final.

Dj Nato PK (centro) e Dj Big Edy (dir.) comandaram os toca-discos

Dj Nato PK (centro) e Dj Big Edy (dir.) nos toca-discos (D. Cunha)

Depois da gravação da mixtape, o criador do selo, Enézimo (o Enéas dos tempos de A.R.M.A.G.E.D.O.N.), e outros integrantes, como Arnaldo Tifu, Preto R (Polemikaos), Stefanie e Pixote (Organização Xiita) foram ao microfone para contar um pouco da relação de cada um com o selo. Quem estava por lá escutou histórias e perreios passados por eles, como o dia do show no Anhangabaú em que uma banca de 60 caras se juntou, carregando faixas e bandeiras, para promover a coletânea Guerra Santa, ou a viagem de Enézimo e Pixote para Porto Alegre, em que precisavam vender discos para conseguir comer.

Enézimo (dir.) chama Arnaldo Tifu para dar seu depoimento

Enézimo (dir.) chama Arnaldo Tifu para dar seu depoimento (D.C.)

Ao contrário do que sugere o nome forte e impactante, a agressividade já não é mais a principal característica dos integrantes do Pau-de-dá-em-doido. Na mixtape do Dj Nato lançada em 2007, por exemplo, que contou com a participação de mais de 20 rimadores diferentes, a maioria das letras tem uma temática mais positiva, incentivando a reflexão, sem deixar o protesto de lado, obviamente. Enézimo segue a mesma linha no seu disco solo, Um cara de sorte, lançado no final do ano passado.

Durante o evento, ele contou que o nome Pau-de-dá-em-doido surgiu de um enquadro que ele e seus parceiros tomaram durante um rolê, em que os PMs estavam com um pedaço de madeira e avisaram: “Ta vendo esse pau aqui? É pau-de-dá-em-doido”. Mal sabiam eles o que aquela infeliz brincadeira estava inspirando…

Além de selo independente, o Pau-de-dá-em-doido é uma das grandes provas de resistência e longevidade do rap nacional, tendo lançado trabalhos importantes para o gênero desde o ano em que foi criado. Ao mesmo tempo em que demonstram muito profissionalismo, os membros do selo, e especialmente o seu idealizador, Enézimo, são um exemplo de amor e dedicação ao hip hop. Dez anos ininterruptos fazendo rap independente no Brasil não é pra qualquer um. E pelas imagens, dá pra ver que ninguém ali está cansado. Eles continuam sorrindo.

Enézimo, Preto R e Pixote se divertem com as lembranças

Enézimo, Preto R e Pixote se divertem com as lembranças (D. C.)

Parabéns a todos os integrantes do selo Pau-de-dá-em-doido. Vocês são um grande exemplo para quem trabalha com o rap independente no Brasil. Que venham os próximos dez!

_________________________

“Revolução das Catracas”

revoluçao das catracas

A “Revolução das Catracas”, criação do nosso parceiro Alexandre de Maio, é a primeira história em quadrinhos interativa e já está na sua segunda fase. Os primeiros autores já foram escolhidos, e agora uma nova página está disponível para a sua colaboração. Participe dessa HQ que está mudando a forma de fazer quadrinhos! Ajude a escrever a história de Henrique e Camila. Os autores escolhidos farão parte dessa produção coletiva. Clique no link abaixo e deixe seu post!

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/05/henrique-e-camila-ganham-vida
_________________________

Concurso de beats do Boom Bap

Devido a um grande número de pedidos, o blog Boom Bap, de Felipe Schmidt, prorrogou as inscrições para o Concurso Boom Bap de Beats, que coroará o vencedor com o direito de ter o instrumental no disco do Ogi, do Contra Fluxo.

Para participar, é o mesmo esquema de antes: mande sua batida em anexo para o email felipe.schmidtm@bocadaforte.com.br, com nome completo, contato, cidade onde mora e programas utilizados para a produção do beat. No fim do mês, serão escolhidos os finalistas.

Anúncios

Uma resposta

  1. panda

    parabens ,muito bom o blog.

    maio 23, 2009 às 00:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s