Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Thaíde e Renegado em foco

Duas ótimas entrevistas foram publicadas recentemente com um MC veterano, o Thaíde, e outro que foi premiado como “revelação” no Prêmio Hutuz de 2008, o MC conhecido como Renegado. Acompanhe trechos destas conversas e descubra onde você poderá encontrá-las na íntegra. Boa leitura!

thaide

O rap é o meu facão
por Ricardo Tacioli

“Estava combinado: rua Treze de Maio, às 20h. Era uma terça-feira. O Bexiga, bairro paulistano que nunca dorme, assistia ao encontro da equipe do Gafieiras. Um já estava lá, outro estacionava a viatura e os três demais desciam a rua que abriga cortiços, a Igreja Achiropita, bares, cantinas e fígados de todas as sortes. Foi no começo da via que homenageia a abolição da escravatura, pertinho da que saúda o santo casamenteiro, que a rapaziada tocou a campainha do escritório de um dos pioneiros do hip hop nacional.

Depois de vencer a escada estreita e sem fim, e após os incontornáveis cumprimentos gerais, era hora de batizar os microfones marombados, os pedestais e a mesa de som cheia de botões coloridos, luxo que o Gafieiras nunca contou. Cabo pra cá, fita pra lá, testava aqui, “alô, alô! eco, eco!”, ajustava ali, “alô, eco?”, ajustava mais um pouco e… a mesa não respondia. Na outra sala, Thaíde navegava pacientemente na internet…”

Thaíde, mudando um pouco de assunto, você acha que o rap somente poderia ter nascido em São Paulo?
Thaíde – Não. Mas graças a Deus que nasceu, né? [risos] Acho que poderia ter nascido em qualquer lugar, sem dúvida nenhuma, desde que as pessoas o fizessem direito, com seriedade, com respeito. Mas poderia ter nascido na Bahia, no Rio de Janeiro, poderia ter nascido em São Luís do Maranhão, Porto Alegre, mas não nasceu. Graças a Deus aconteceu aqui em São Paulo. Evito dizer “nasceu em São Paulo” porque muita gente briga dizendo que na mesma época tinha hip hop em outros lugares do Brasil. Então, prefiro dizer que ele aconteceu aqui em São Paulo, entendeu?”

Continue a ler essa mais que completa entrevista com Thaíde feita pela equipe do site Gafieiras.

O MC de Minas Gerais, Renegado - por Bárbara Dutra

O MC de Minas Gerais, Renegado - por Bárbara Dutra

DE RACIONAIS A BATMAN

Renegado, um dos mais promissores rappers a surgir no cenário pop atual inaugura uma nova seção da Revista O Grito! que se dedica a conhecer um pouco mais das influências e gostos de artistas da cena contemporânea. Vencedor do Prêmio Hutuz, o maior do gênero hip hop na América Latina, onde ganhou como “revelação”, ele se apresentou em Pernambuco em janeiro dentro do festival Grito Rock. Por email ele concedeu a seguinte entrevista.

Você destaca influências como reggae, maracatu, samba. como ritmos tão diferentes se encontram em seu trabalho?
Sim, apesar dessa diversidade todas estas influências que trago para o meu trabalho sao ritmos que realmente tiveram uma relevância muito grande na minha formação, pois tive a oportunidade de crescer ouvindo muito samba, Clara, Bezerra, Zeca e quando entrei na adolescência conheci Chico Science e Nação, Planet, e os grandes ícones da cultura hip hop.

E a minha geração nasceu em uma época em que as fronteiras são coisas que podem ser superadas e a palavra de ordem é se misturar. Por isso me sinto com legitimidade pra fazer essa utilização…”

Continue a ler a entrevista de Paulo Floro no site da revista O Grito.

Anúncios

2 Respostas

  1. zezinho

    Quero ver quando vai ter uma matéria sobre o grupo vozes do gueto (RJ). Esse grupo tem muito a contar e está na cena há 10 anos e ganhou o prêmio hutuz 2008, demo masculino.
    Matéria sobre o vozes já!

    março 17, 2009 às 03:59

  2. Natiele

    liga ligaaa RENEGADO MG eimm

    março 18, 2009 às 04:03

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s