Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Dica de filme: Sobre Cafés e Cigarros + Relatos da Invasão

coffee-and-cigarettes-poster04-custom

O Per Raps tinha como idéia dar dicas além da música, mas em 08′ isso não foi possível. Para marcar a mudança, logo de cara indicaremos um filme que na verdade não fala de hip hop, mas tem no elenco duas grandes estrelas do rap mundial: RZA (a.k.a Bobby Digital) e GZA (a.ka The Genius) , do Wu-Tang Clan.

O filme chama “Sobre Cafés e Cigarros” (Coffee & Cigarettes, 2003), filmado no período de 17 anos (sim, isso mesmo!) em preto e branco e com diversas histórias que se relacionam ao tema prosposto no título do filme: aquele momento que você pára no meio do dia e vai tomar um café ou fumar um cigarro. Geralmente são nesses breaks que rolam as melhores conversas!

De humor inteligente e idéias aparentemente sem sentido, essa película possui no elenco nomes como Roberto Benigni, Steve Buscemi, Iggy Pop, Tom Waits, Cate Blanchet, Jack e Meg White, da banda de rock White Stripes. Acompanhe abaixo uma crítica feita por Marcel0 Janot, do canal Telecine Cult, sobre esse filme.

Agora vamos falar da história citada no começo do post, chamada Delirium. No diálogo, você acompanha uma idéia que os primos RZA e GZA trocam em uma lanchonete enquanto bebem chá. RZA fala que há 2 anos vem estudando plantas medicinais e que cortou a cafeína de sua vida, pois segundo ele, a substância faz muito mal à saude. E sobre seu novo hobbie, mostra seus porquês. “Pra mim, música e medicina seguem juntas como dois planetas em volta do Sol”, filosófa Bobby Digital em uma de suas primeiras falas.

Depois de um brinde feito pelos dois ao lendário Wu-Tang Clan, aparece um garçom, que acaba sendo reconhecido como Bill Murray. Cabe aqui um ps; Bill Murray é um excelente ator e participou de ótimos filmes como “Feitiço do tempo” (Groundhog Day), “Os excêntricos Tenenbaums” (The Royal Tenenbaums), “Encontros e Desencontros” (Lost in Translation) e vários outros. Seguindo…Na hora, os primos lembram de cara do trabalhos do ator em “Os Caça Fantasmas” (1984).

Bill, mostra que entende de rap e reconhece os primos os chamando de “trouble makers” (baderneiros). Enquanto conversa, toma café direto da chaleira! Bizarrices à parte, se inicia uma prosa sobre cafeína e delírios que ela supostamente causa. No fim, Bill Murray até pede conselhos pra RZA a respeito de seu pigarro e ganha uma receita personalizada pra se tratar.

Os primos-rappers ficam na dúvida se devem deixar gorjeta ou não pro garçom “especial”. A situação toda é absurda, mas bem engraçada, assim como as outras histórias que compõem esse filme. Pra quem tem acesso, o Telecine Cult estava passando “Sobre Cafés e Cigarros” outro dia desses. Se não, o blog CinemaDown tem a película pra download. Enjoy!

E aproveitando a dica do André Maleronka, ai vai a estréia do primeiro clipe do Relatos da Invasão.

Acompanhe também a entrevista que André fez com o grupo:

“Antes mesmo do lançamento da estréia do grupo da zona Norte, um dos melhores e mais orgânicos encontros entre rap e samba já feitos, a música “Jaçanã Picadilha” virou sucesso. “Tivemos ajuda do DJ King, que ouviu a música, entrou em contato com a gente pra pegar, tocou e fez virar um hit nas festas. Ele teve a coragem de chegar e tocar a música. Depende muito dos DJs, mas acho que eles têm que fazer isso, colocar as coisas que gostam no trabalho – se preocupar com a arte” declara Pampa, o DJ do grupo…”

Continue a ler no Overmundo.

Anúncios

5 Respostas

  1. André

    Esse filme é bem legal! Falando em audiovisual, saiu hoje o primeiro clip do Relatos, http://br.youtube.com/watch?v=MwAWRukWEg8
    Achei ótimo, linko tbém uma matéria que fiz com eles http://www.overmundo.com.br/overblog/ao-balanco-de-sao-paulo
    Abs!

    janeiro 28, 2009 às 14:44

    • André,

      Valeu pela dica! Fui até obrigado a alterar o post e dar um destaque maior para o lançamento do vídeo e também para a sua entrevista no Overmundo.

      Let’s spread the word!

      janeiro 28, 2009 às 15:52

  2. Eu tinha escutado o disco do RI e num tinha curtido, depois que vi este clip resolvi ouvir o disco de novo e porra já tem outra audição.

    Parabéns a todos ai!

    janeiro 29, 2009 às 12:18

  3. MTO FODA O CLIPE
    Parabéns ao RI!!!

    Salve, Salve rapa

    Salve o Rap Nacional!!!

    Paz

    JPNK

    fevereiro 10, 2009 às 12:37

  4. Grace Kelly

    O CLIP É FRENÉTICOOOOOOOOO !!!!
    Parabéns a todos que se empenharam …

    abril 16, 2009 às 17:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s