Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Entrevista com o MC Crespo, do Casa Di Caboclo

Filho de peixe…*

Nem sempre o dito popular que diz que “filho de peixe, peixinho é” acaba sendo verdadeiro. No caso de Crespo, pode se dizer que sim, mas em partes. Ele é filho do compositor Barbosa, autor do samba “Embaixada de sonho e de bamba” da Mocidade Alegre, vencedor do carnaval de 1980 e eleito em 2000 o melhor samba enredo do século XX de São Paulo. Crespo uniu toda essa inspiração para se tornar…um MC! E consequentemente faz rap.

Mas não pense que ele negou as origens, muito pelo contrário! José Luiz Schener Barbosa, o MC Crespo, apesar de seus 22 anos é também diretor de ala na escola de samba Rosas de Ouro. “Desde os 3 anos eu frequento a escola de samba, eu nasci lá dentro! E como meu pai era compositor, vários músicos acabavam passando lá em casa e essa convivência ajudou muito.

Minha mãe também ajudou com as suas poesias”, diz o MC. Crespo transparece sua paixão pela música, mas sabe muito bem os motivos que o levaram a escolher o rap. “ Se fosse pra ganhar dinheiro, eu ia fazer pagode”, explica. Seu primeiro envolvimento com o gênero musical aconteceu por meio de um amigo do pai dele e uma fita k7 do grupo Racionais MC’s, que chamou a atenção.

Crespo já seguiu outros caminhos na música; rimava em uma banda de hardcore. “Uns amigos meus tocavam e eu escrevia umas letras. Então fiz umas rimas pra eles e acabou ficando um rapcore. O legal é que começou a dar certo, mas depois desanimei, pois não era a parada que eu queria fazer ainda. Mas foi um aprendizado”, reflete Crespo. Além das influências do samba, o MC revela uma queda pelos ritmos jamaicanos. Isso fica mais perceptível pelos seus dreadlocks, principalmente…

* Continue a ler essa entrevista feita por Eduardo Ribas no canal Street do portal iG.

Deixe um comentário

