Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

20syl e o Hocus Pocus

20syl (centro) e os músicos franceses do Hocus Pocus

20syl (centro) e os músicos franceses do Hocus Pocus

O que é preciso para formar um grupo de rap? Um bom MC, responsável por compor as letras e disparar os versos em cima das bases; um Dj, que comanda as apresentações ao vivo e encaixa scratches, colagens e outros recursos de performance no palco; e o produtor ou beatmaker, que cuida de toda a parte instrumental de cada música.

Não são tão raros os casos de MCs que também produzem, ainda são Dj’s, dançam, e acumulam outras diversas funções. O que é raro são os que fazem isso com qualidade em todas elas. O rapper francês 20syl talvez seja o melhor exemplo de alguém que consegue juntar todos esses atributos em uma só pessoa.

Além de MC e produtor do quinteto Hocus Pocus, um dos grupos mais respeitados da França, que faz um rap instrumental incorporando diversos elementos de jazz, ele ainda é integrante da crew de Dj’s C2C, nada mais nada menos do que quatro vezes campeã do maior campeonato de Dj’s do mundo, o DMC, na categoria por equipes.

O grupo Hocus Pocus já tem três discos de estúdio lançados, o último deles, Place 54, em 2007. Apesar de a grande maioria das letras serem cantadas em francês, é impossível não se encantar pela musicalidade alcançada pelo quinteto, nas suas misturas de rap com jazz, soul e funk, mesmo sem entender o que 20syl diz em suas músicas. Assista abaixo o vídeo da música Mr. Tout Le Monde, que saiu nesse último álbum, para ter uma idéia do que estamos falando.

Ainda fazem parte do Hocus Pocus o baixista Hevré Gogard, o tecladista Matthieu Lelièvre, o baterista Antoine Saint-Jean e o Dj Greem. O último também integra o C2C ao lado de 20syl, Atom e Pfel, crew de Dj’s dedicada ao turntablism que promete lançar seu primeiro disco de estúdio até 2010.

O grande diferencial do C2C em relação a outras crews de Dj’s é que, além de os quatro integrantes serem realmente muito bons (provaram isso vencendo quatro vezes consecutivas o DMC World Team Championship, em 2003, 2004, 2005 e 2006), e com muitas influências do jazz, eles conseguem tornar a arte do turntablism o mais musical possível, utilizando-se bastante de samples de metais em suas composições.

Assista abaixo o vídeo da performance do C2C no DMC de 2005 para ter uma noção do entrosamento desses quatro franceses e do que eles são capazes de fazer com quatro toca-discos.

Se você viu esses vídeos e ainda achou que o que 20syl faz é pouco, assista mais esse em que ele monta um beat inteirinho usando apenas a voz e algumas partes do corpo. Pois é, ele também manda bem no beatbox…

Place 54 – Hocus Pocus (2007)

Capa do disco Place 54, lançado em 2007

Capa do disco Place 54, lançado em 2007

1. Place 54
2. Quitte a taimer feat. Magik Malik
3. Smile feat Omar
4. Recycle feat Fred Wesley and Stro the 89th key
5. Normal
6. Vocab prelude
7. Vocab feat. T. Love and The Procussions
8. Mr. Tout le monde
9. Tournee
10. Move on feat. Dajla and C2C
11. Touriste feat. Elodie Rama and Tribeca
12. Je La Soul feat. Tairiq Keda
13. Histoire Dune VHS
14. Voyage Immobile
15. Bonus Track

Clique aqui para baixar o último álbum do Hocus Pocus.

Anúncios

5 Respostas

  1. Esse producer é um dos mais quentes, além de arrebentar nos scratchs…sonzera foda!

    janeiro 7, 2009 às 01:54

  2. bdup

    o grupo deles é forte, nunca tinha visto um grupo françês a misturar o jazz tão bem como eles, ñ encontro melhor…

    fevereiro 6, 2009 às 00:01

  3. ARTUR NHANTUMBO

    bom dia pessoal, espero que esteja tudo bem desse lado. esta é apenas para dizer o quanto fiquei e estou feliz por saber que ainda existem grupos de hip hop que fazem a sua arte com uma musicalidade enorme, combinando o original com o a arte do sampling produzindo um resultado para além de satisfatório.
    quando escutei pela primeira vez o álbum place 54, fiquei pouco interessado por não entender a língua francesa mas ao mesmo tempo fiquei logo ligado à musica que estes brothers produzem, pois é de uma qualidade suprema. é uma orquestra de 20 ou 30 instrumentistas reunida em 5 pessoas. sempre quis saber quem era o responsável pela produção musical. confesso que consegui o mesmo via bootleg daí que não tive acesso a ficha técnica. cheguei mesmo a pensar que o grande J Dilla estivesse envolvido porque os beats são similares. HOCUS POCUS é um dos grupos que certamente faz a sua música sem se preocupar se o cd irá atingir a marca digna de ouro ou platina: is just music. pena que existem pessoas que fazem merda e ainda são considerados os melhores só porque têm uma maquina publicitária e conseguem vender como água. paz para todos amantes da boa musica. produtores como dj premier, pete rock, 9th wonder, just blaze, the neptunes, dr dre, the rza, kev brown, nottz, dj scratch os meus favoritos têm muito a aprender com 20syl. J dilla sempre esteve a um nível superior. big up. DEE MANN escrevendo de Maputo-Moçambique.

    agosto 24, 2009 às 08:33

    • Salve, Dee Mann!

      Em nome da equipe do Per Raps, te agradeço a visita! Aproveite para conhecer também alguns talentos do rap brasuca. Um dos focos desse blog é mostrar o melhor da cena, por isso aproveite!

      Vamos manter contato.

      Um salve pra Maputo-Moçambique!

      agosto 25, 2009 às 15:37

  4. Hocus Pocus sem dúvidas é um dos melhores grupos do rap mundial. Swing , Levada e letras inteligentes!
    Sem dizer que as produças são execelentes.
    Abraços a todos

    outubro 6, 2009 às 09:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s