Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

Retrospectiva 2008

Podemos dizer que o ano de 2008 foi bom para quem aprecia a cultura Hip Hop, principalmente para quem gosta de ouvir rap. Tivemos vários shows, nacionais e internacionais, sem contar com o maior espaço das obras de grafiteiros em galerias, b-boys brasileiros ganhando reconhecimento mundo afora, Dj’s fora de série e beatmakers mais que afinados.

Em termos da comunicação no Hip Hop, vimos o podcast do Programa Freestyle fazer 1 ano, a revista Raps News ter um formato online, sem contar com a volta do Bocada Forte e o surgimento de vários blogs que ajudaram a difundir a cultura. Os shows foram vários e vão de Kanye West a Talib Kweli (dois caras que muita gente achava que não viriam tão cedo pra cá) e de Doncesão a Flora Matos, passando por Casa Di Caboclo, Rump e Emicida.

Projetos de festa mostraram que podem aliar aspectos do Hip Hop com outras manifestações culturais, como a festa Jazz it Up!, que uniu em muitas noites um MC e um grupo de jazz. Projetos como a fita mixada Rotação 33, do Dj Kl Jay, se mostram vitoriosos por difundir e propagar a cultura. Teve o programa Manos e Minas, do apresentar e MC, Rappin Hood, que levou a cultura Hip Hop de volta à tv brasileira. Isso foi fundamental, em tempos que o Yo! foi deixado de lado.

Ainda teve tempo para o fiasco da passagem da cantora de R&B, Kelis, que simplesmente veio, pegou a grana e tchao! O show? Que show que nada!* Teve festa de 5 anos no ar da Rádio Boomshot, o lançamento do trabalho solo do MC Kamau, além de um fato triste: o adeus do Dj Primo…Outro fato importante para o mundo como um todo foi a eleição do primeiro presidente negro nos Estados Unidos. Barack Obama assume um dos postos mais poderosos do mundo e tem a dura missão de “consertar” seu país e ter uma relação um pouco menos exploradora em relação ao que não é Estados Unidos.

Essa foi uma breve retrospectiva, que serve apenas para pontuar alguns momentos inesquecíveis de 2008. Outros vários poderiam ser citados, mas estes foram os que vieram a mente neste momento. Para ilustrar, segue o vídeo de uma after party da G.O.O.D Music, com feras do rap dos Estados Unidos (e porque não mundiais). Muita gente curtiu esse vídeo, inclusive a equipe do Per Raps, por isso vale a pena postá-lo de novo. Feliz 2009 para todos!

Ps.: Não poderíamos esquecer da indicação do Per Raps ao prêmio Best Blog Brazil 2008, além do apoio de vários colaboradores, amigos que deram uma força, Dj’s/MC’s/b-boys e grafiteiros que deram entrevista ou mandaram material, todos aqueles que elogiaram ou criticaram e por fim, mas não menos importantes, todos que leram o que escrevemos por aqui…

“Essa é pra você …”, A Quem Possa Interessar – Kamau (Non Ducor Duco)

Ps2.: Um salve pro pessoal do Rapevolusom, que também deu uma força!

Anúncios

2 Respostas

  1. Realmente o ano foi de muitas vitorias, surpresas e a lamentavel perda do querido Primo.
    Mas ae.. 2009 ja esta a todo vapor!
    Desejo a vcs meus pares nas noticias, um otimo ano e boas materias.

    janeiro 1, 2009 às 16:15

  2. Salve Perraps! Porra, descobri só esses dias o blog. Grata surpresa! Estão fazendo um grande trampo aqui. Um feliz 2009 aí pra família, sucesso, saúde e muito hip hop. Tamojunto!

    janeiro 1, 2009 às 18:09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s