Blog de informações sobre hip hop, rap brasileiro e cultura de rua

A Batalha da Santa Cruz

Preparação para o inicio da batalha

Preparação para o início da batalha

Você já ouviu falar da Batalha da Santa Cruz, organizada pelo pessoal do Afrika Kid’z Crew, em São Paulo? Se a resposta é não, seus problemas acabaram! Toda noite de sábado acontece na frente do colégio Arquidiocesano, próximo ao metrô Santa Cruz, uma batalha bem parecida com aquelas do filme 8 Mile, do Eminem.

Surgida em fevereiro de 2006, revelou MCs como Emicida, que venceu por 11 vezes consecutivas a batalha da Santa Cruz. O esquema é simples: os MCs chegam e se inscrevem, são feitas chaves e começa a batalha, que só termina quando um mestre de cerimônias sai vencedor. Quando tem beat para marcar a levada, tudo é feito no improviso, ou seja, no beatbox.

Além de ser um espaço que permite o desenvolvimento dos elementos da cultura hip hop, também é um ponto de encontro de amigos. Lá a galera troca informações, seja de música em geral, de rap ou de assuntos atuais como crise econômica ou coisa do tipo. Quando a batalha está para começar, se forma uma roda, temas são estipulados e tudo começa.

Geralmente a disputa se resolve em dois rounds e cada MC tem 30 segundos para desenvolver suas idéias. Quem decide o nome do vencedor é o público que fecha a roda em volta daqueles que duelam. No começo, cobravam 1 real de cada MC para que o vencedor fosse premiado com a arrecadação da noite. Hoje em dia não é mais assim.

O estímulo dos rimadores é mostrar que são os melhores, que conseguem trabalhar os temas atuais, juntar idéias na hora e ainda tirar um barato daquele que está ali na frente. A maioria dos MCs, dos organizadores e do público que comparece é bem jovem, o que dá esperanças à cultura para que “…o hip hop não pare”. Essa foi apenas uma introdução ao assunto, continue acompanhando o Per Raps para saber mais…

Acompanhe agora alguns vídeos para entender melhor como tudo ocorre. O primeiro é da famosa batalha ocorrida entre Emicida e Cabal. A qualidade da imagem não é das melhores, mas é possível perceber o clima desses encontros:

Nesse segundo vídeo, Jhank x Tuchê:


Você já conhecia o pessoal da Afrika Kidz Crew e a batalha da Santa Cruz? Se não, o que achou? Comente!

Anúncios

3 Respostas

  1. GABRIEL ADAMI MARIANI

    Muito AFÚ como se diz aqui nos pampas!!! Cabal e o Emicida foi clássico… sem palavras, gostaria que postassem mais vídeos de freestyle da batalha de Santa Cruz e de outras também, valeu!!!

    dezembro 23, 2008 às 23:32

  2. confirmo….mto afú !!!!!

    afudê mesmo…emicida…grande revelação da batalha do santa cruz…

    a rua é noiz como dizem por láááá

    grande salve!

    dezembro 25, 2008 às 00:32

  3. fabio

    nunca fuii na batalhaa do santaa cruz mas vi os vieos e acheii muitooo loko, tanto que eu achei bem loko que hoje eu vo cola la no santaa … a rua e noiz

    julho 10, 2010 às 13:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s